Jovens e Adultos Betel

Lição 5 - Jovens e Adultos - Betel - Enfrentando o transtorno do sono I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019

Jovens e Adultos - Betel - Enfermidades da alma II: Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos

COMENTARISTA: ISRAEL MAIA

COMENTÁRIO: PR. ÉDER SANTOS

LIÇÃO Nº 3 - ENFRENTANDO O TRANSTORNO DO SONO

...

INTRODUÇÃO

“E dizia-lhes: Grande é em verdade a seara, mas os obreiros são poucos, rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para sua seara.” (Lucas 10.2 ARC). O excesso de atividades seculares, o desejo e a pressão social têm causado em muitos cristãos, um baixo desempenho na dedicação ao trabalho do Senhor; irmãos e irmãs imbuídos na obra do nosso mestre, tem abdicado do desejo de se imbuir alegando “excessos” de compromissos. O texto de Jeremias 48.10 ARA, nos alerta para que façamos a obra do Senhor com cuidado e esmero, neste sentido, podemos inferir que, precisamos estar bem fisicamente, mentalmente e espiritualmente saudáveis para exercermos nossas atividades junto ao mestre. Passaremos a abordar o “transtorno do sono” sob a ótica da necessidade de “tirarmos” tempo para relaxarmos e estarmos saudáveis para desempenho do serviço do nosso Senhor. O desejo do nosso mestre a nós é o mesmo do apóstolo João, quando escrevendo sua 3ª epístola, diz ao “amado Gaio:” Desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como vai bem a tua alma (3 João 2).

UM SOFRIMENTO NÃO IDENTIFICADO

Segundo o site da Empresa Brasileira de Comunicação – EBC em 02/09/2014, o sono é um dos momentos mais importantes do dia; ele funciona como um alimento, repõe as energias, revigora o corpo e a mente e nos regula para uma nova jornada. É durante esse intervalo que o corpo fortalece o sistema imunológico, libera secreção de hormônios e consolida (coloca em ordem) a memória, entre outras funções de extrema importância para o funcionamento correto do organismo. A indicação é que deve-se dormir de 06 (seis) a 08 (oito) horas por dia, sem interrupções. “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.” (Salmo 4.8).

1.1. Coisas que nos fazem perder o sono

Além do conhecido cansaço no dia seguinte, fadiga, irritabilidade e lapsos de memória são características da falta de sono. A principal manifestação dos problemas crônicos é a sonolência diurna exagerada, passando por alterações do humor, da memória e das capacidades mentais, como aprendizado, raciocínio e pensamento. O site BBC News – Brasil, elencou 5 (cinco) problemas que atrapalham o sono; são eles:

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com.br/2019/01/enfrentando-o-transtorno-do-sono.html Acesso em 26 jan. 2019

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.