Lição 3 - Jovens e Adultos - Betel - Tratando de comportamentos persistentes de desobediência II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SANTA BÁRBARA D'OESTE/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019

Jovens e Adultos - Betel - Enfermidades da alma II: Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos

COMENTARISTA: ISRAEL MAIA

COMENTÁRIO: EV. FABIO SEGANTIN

LIÇÃO Nº 3 - TRATANDO DE COMPORTAMENTOS PERSISTENTES DE DESOBEDIÊNCIA

TEXTO DE REFERÊNCIA

Juízes 17.1;5-7;10

INTRODUÇÃO

Hoje iremos continuar nossa série de estudos sobre: Enfermidades da Alma II. Nosso assunto de hoje é pouquíssimo conhecido. Ela revelara que nem toda DESOBEDIÊNCIA, CONFRONTO ou OPOSIÇÃO é maligno. A ciência já atestou que podemos desenvolver o TOD ( Transtorno de Oposição Desafiante).

1. UMA VISÃO GERAL. A lição é simples: Não julgue antes conhecer.

1.1 TOD NAS CRIANÇAS. As crianças em geral são QUESTIONADORAS, CURIOSAS e ARTEIRAS. O alerta é o seguinte: Um pouco é normal, mas quando começa a INTERFERIR na APRENDIZAGEM ACADÊMICO, FAMILIAR e SOCIAL. São crianças que INFERNEZAM enquanto os pais não fazem. Elas ENFRENTAM e FAZEM o OPOSTO, querem nos DESAUTORIZAR com sua atitudes. Se desresponsabilizam. Aparecem cerca de 10% das crianças e 2 vezes a mais nos meninos. Como identificar? Observar num período de 6 meses. Cuida.

1.2 ADOLESCENTES INDESEJADOS. Quando não cuidado na infância acarretará problemas seríssimo na adolescência como DROGAS, ÁLCOOL, CRIME, INSUBORDINAÇÃO e etc. Procure ajuda.

1.3 ADULTOS PERIGOSOS. Aqui vemos a EVOLUÇÃO do TOD para o TC (Transtorno de Conduta). Esse o indivíduo já é controlador, dominador. Prazer em ferir animais.

2. VIDA ESPIRITUAL PREJUDICADA PELO TOD. Em MICA encontramos sintomas bem próximo do TOD (Transtorno Opositor Desafiante), pois o relato é de um homem que provavelmente não foi tratado na infância.

2.1 A ESCOLHA DE MICA. Qual a relação do TOD com MICA? Oposição Desafiante. Embora “cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos” (Jz 17.6), mas sempre Deus terá: 1º Sempre haverá fiéis. 2º Maioria nem sempre está certa.

2.2 O TOD COMPROMETE A PERCEPÇÃO. O povo judeu sabia dos ensinamentos da Torah. Conheciam o princípio da “BENÇÃO e da MALDIÇÃO”. O TOD acredita em seu próprio mundo. Criando suas regras. O fazer o ÉFODE e nomear um dos seus filhos a sacerdotes pode ser até o TC (Transtorno de Conduta), quando ele passa a ser o CONTROLADOR.

2.3 A PERDA DE LIMITES PELO TOD. Mica tem 2 característica. 1º Opositor. Faz o contrário à palavra. 2º DESAFIADOR. Ele construí uma casa de ÍDOLOS e confecciona roupas sacerdotais. Tinha uma família específica para isso.

3. IDENTIFICANDO O TOD. Hoje com o avanço da ciência fica mais fácil identificar o TOD. E nos cristãos não estamos imune a ele.

3.1 ESPERANDO A APROVAÇÃO DE DEUS. Mica mostra uma INQUIETAÇÃO. 1º Fabrica e Consagra seu próprio filho a sacerdote. 2º Assalaria um levita. Controla pela Compra.

3.2 REBELDIA MINISTERIAL. Os levitas tem locais para morar, mas em sua AUTONOMIA estava querendo viver sua própria vida. Mica e o Levita se rebelião contra a Torah. Sacerdote tem local próprio para trabalhar. A rebelião ministerial é consequência da INSUBMISSÃO, RESISTÊNCIA À AUTORIDADE e a AGRESSIVIDADE.

3.3 EVITANDO O DESENVOLVIMENTO DO TOD. Ele é desenvolvido PRINCIPALMENTE na família com a falta de GOVERNO e falta de ALERTAS claros. Nos lares cristãos isso pode ser corrigido pelo conhecidos “Cultos Domésticos”.

CONCLUSÃO

DEVEMOS PERCEBER e CUIDAR!

Fonte: http://fabiosegantin.blogspot.com/2019/01/licao-3-betel-tratando-de.html Acesso em 19 jan. 2019