Lição 2 - Jovens e Adultos - Betel - Enfrentando o sentimento de solidão II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SANTA BÁRBARA D'OESTE/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019

Jovens e Adultos - Betel - Enfermidades da alma II: Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos

COMENTARISTA: ISRAEL MAIA

COMENTÁRIO: EV. FABIO SEGANTIN

LIÇÃO Nº 2 - ENFRENTANDO O SENTIMENTO DE SOLIDÃO

TEXTO DE REFERÊNCIA

JOÃO 4.10-11;15-18

INTRODUÇÃO

Hoje iremos tratar de um assunto que silencioso, mas real e atuante. A solidão tem crescido de formal assustadora. No Reino Unido foi criado o Ministério da Solidão. Nos como igreja não podemos deixar ela se instalar em nosso meio.

1. ENTENDENDO A SOLIDÃO. Ela é marcada pela falta de CONEXÃO emocional com pessoas e o mundo. Diferente do isolamento que é “pouco ou nenhuma relação com pessoas.

1.1 SOZINHO POR ESCOLHA. Precisamos diferencial Solidão de Solitude. A primeira se refere a “dor” de estar só. Já a solitude revela a “glória” de estar só.

1.2 O PERIGO DO DISTANCIAMENTO SOCIAL. Guardada as devidas proporções o “distanciamento social” em alguns casos é sadio. O problema é quando me isolo de tudo e de todos. Fomos criado para viver em sociedade. O primeiro distanciamento é logo após o nascimento, mas logo o recém nascido precisará da “reaproximação” para viver. Solidão mata.

1.3 SOZINHO EM MEIO À MULTIDÃO. Ela na forma mais aguda sempre ocorre nos círculos familiares. Ela não está ligada ao número de pessoas, todavia com a conexão entre elas. “Estar sem ninguém não significa solidão e estar acompanhado não significa companhia”. Podemos então ter pessoas solitárias dentre de nossas comunidade cristãs.

2. VAZIO EXISTENCIAL. É um sentimento sem respostas para o real sentido da própria existência. Ele é provocado quando não tenho ciência da minha “missão, propósito e valor”.

2.1 DEUS NÃO QUER NOS VER SÓS. Quando ele cria Adão ele nos ensina o princípio da “comunidade”. (Gn 2.18). Só aqui é a “dor da solidão”. Outro princípio ensinado é o “relacional”. Antes do pecado Deus se relacionava, após o pecado ele continuou se relacionando. Essa é uma poderosa arma para tirar alguém desse estado.

2.2 O PERIGO DA VULNERABILIDADE. A solidão pode te colocar em perigo. A vulnerabilidade é uma delas. Outras são a: diminuição da capacidade de “avaliar; proteger; amar”.

2.3 PREENCHENDO O “O VAZIO CÓSMICO”. Basicamente de três formas. 1º Reata relacionamento, crie novos e reaviva os existentes. 2º Busque ajuda especializada. 3º Crie uma relação profunda com Deus, pela sua palavra.

3. A SOLITÁRIA DE SAMARIA. Ela é prova que estar acompanhada não significa está com companhia.

3.1 O PRIMEIRO INDÍCIO. Sozinha num trabalho tão importante.

3.2 RELACIONAMENTO FRUSTRADOS. A historia dela deixa evidente que “relacionamentos amorosos não tem o poder de preencher vazios emocionais”. Precisamos de “conexão”.

3.3 NÃO RECONHECER O PECADO. Lembra o principio da vulnerabilidade que a solidão traz? Ela estava no estagio do “tanto faz”, conhecido como, indiferença. Reconhecer que pecamos é outro passo importantíssimo para iniciarmos a cura.

CONCLUSÃO

NÃO IGNORE ESSE FATO. AINDA TEM CURA.

Fonte: http://fabiosegantin.blogspot.com/2019/01/licao-2-betel-enfrentando-o-sentimento.html Acesso em 11 jan. 2019.