Lição 2 - Jovens e Adultos - Betel - Enfrentando o sentimento de solidão I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019

Jovens e Adultos - Betel - Enfermidades da alma II: Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos

COMENTARISTA: ISRAEL MAIA

COMENTÁRIO: PR. OSMAR EMÍDIO DE SOUSA

LIÇÃO Nº 2 - ENFRENTANDO O SENTIMENTO DE SOLIDÃO

INTRODUÇÃO

O mundo moderno tem se caracterizado pelo paradoxo de que, apesar da explosão demográfica e do conhecimento humano em todos os campos do saber, há uma aguda crise de solidão e/ou vazio existencial em nosso tempo, expressos nos mais diversos tipos de manifestações humanas, seja na ciência, seja na arte, na literatura etc. As clínicas psiquiátricas e consultórios psicológicos testificam a dimensão desta patologia existencial do homem moderno, e as estatísticas de suicídio mostram a seriedade do problema.

1. ENTENDENDO A SOLIDÃO

A base de qualquer solução para a crise de solidão do homem é um relacionamento sadio cada vez mais profundo com Deus e com os outros seres humanos. Viver e comunicar-se com outras pessoas é uma necessidade intrínseca de todo ser humano. Logo após a criação de Adão, Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora idônea para ele” (Gn 2.18). Adão conversava com Deus todos os dias no jardim, mas o Criador sabia que os seres humanos precisavam de outros humanos para viver bem. Por isso, Deus criou Eva e disse ao casal: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra” (Gn 1.28). Em comunhão com Deus e um com o outro, Adão e Eva nunca iriam se sentir sozinhos ou solitários. Porém, quando o primeiro casal caiu no pecado, sua comunicação com Deus foi rompida e um infortúnio entrou no relacionamento do casal, possibilitando, em algum momento, sua manifestação. Diante disto, podemos afirmar que sentir sensações de solidão é natural na vida de qualquer ser humano. Quem uma vez ou outra nunca se sentiu solitário? O próprioJesus, que conhece todas as nossas enfermidades, tanto do corpo como da alma, também se sentiu sozinho no Getsêmani (Mt 26.36-46). O problema é quando estes momentos se tornam patológicos e duradouros.Estudiosos do assunto também concordam que a solidão pode afetar pessoas de todas as idades, sexos, cor, religião, cultura ou classe social e ela não tem uma causa única, já que variados são os fatores que podem levar as pessoas a se sentirem solitárias. Os maiores problemas, segundo eles, estão no grau de intensidade ou tempo de duração. Uma vez que a solidão pode diminuir ou aumentar, bem como, dissipar em poucos segundos ou durar a vida inteira, daí a necessidade de procurarmos entendê-la, e, se necessário, enfrentá-la!

1.1. Sozinho por escolha pessoal

Em regra, a solidão é um sentimento involuntário capaz de isolar as pessoas, inserindo-as em uma “realidade” angustiante, já que frequentemente causa sentimento de tristeza, desânimo, inquietação e ansiedade, levando-os a uma concepção de desamparo e incompreensão, bem como, um ardente desejo de serem compreendidos ou queridos por alguém. Mas, há quem prefira estar temporariamente sozinho por opção, por questões subjetivas. Neste caso, estamos falando sobre solicitude. Em regra, a solidão é a dor de ficar ou sentir-se sozinho, por isso é classificada como um quadro emocional negativo e involuntário. Porém, a solicitude é glória de ficar sozinho, por isso, pode ser classificado como voluntário e positivo. Solicitude é a escolha consciente de ficar ou estar sozinho. Ocorre quando o indivíduo decide reservar um tempo para si, afasta-se do convívio social e mergulha-se em um mar de introspecção. O indivíduo, pensando em seu desenvolvimento, quer ficar sozinho cultivando suas particularidades. Embora a linha entre solidão e solicitude seja muito tênue, é perfeitamente possível alguém estar em algum lugar sem companhia de outras pessoas e ainda assim se sentirem plenos, isto é, está bem consigo mesmo e ainda convivendo muito bem com os outros. Uma pessoa solitária não teria essa opção ou capacidade. Já que seu isolamento pode ter sido ocasionado por dificuldades pessoais em se relacionar, ou por outros variados fatores circunstanciais, emocionais, sociais e espirituais.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com.br/2019/01/enfrentando-o-sentimento-de-solidao.html Acesso em 09 jan. 2019