Lição 10 - Jovens e Adultos - Betel - Atitudes coerentes com o pacto firmado II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - CATALÃO/GO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Neemias: enfrentando os desafios com oração, ação e perseverança

COMENTARISTA: ADALBERTO ALVES

COMENTÁRIO: EV. PAULO VITOR PEREIRA

LIÇÃO Nº 10 - ATITUDES COERENTES COM O PACTO FIRMADO

Introdução

A confissão pública e a narração dos tratos de Deus com Israel, registrados no capítulo anterior, concluíram com uma declaração da realização de "um pacto seguro", escrito e selado. O capítulo dez contém uma conta específica essa transição. Na esperança de que um compromisso tão solene ajudaria muito a garantir sua futura obediência. Sentindo que tudo o que havia sido dito consistia em muitas razões para conformidade com a lei divina, eles estavam preocupados em adotar quaisquer meios que pudessem assegurá-la. Para este fim, eles se unem em um voto público solene, escrito e selado, pelo qual eles se envolvem, não apenas a Deus, mas uns aos outros, a obedecer às leis divinas e manter a adoração divina. E, sem dúvida, tal transação foi adaptada para fortalecer suas boas resoluções e promover o cumprimento delas.

A Base do Pacto

Toda a comunidade de Israel uniu-se em torno do juramento e da maldição. Houve um propósito nacional em toda questão. Competia-lhes caminhar unidos. A vida seria caracterizada pela obediência à lei de Moisés, o livro de texto da vida, da moral e das ideias. Isso prova que realmente o pacto mosaico foi renovado.

A Importância da Aplicação

Nos capítulos oito e nove observamos que o avivamento, arrependimento foram bases fortes para a unidade da comunidade, mas o que realmente moveu tudo isso foi o retorno à palavra de Deus. Eles haviam ficado praticamente cem anos separados da lei mosaica, e isso os fez cometer vários delitos e abusos. Era hora de renovarem o pacto, mas também de aplicá-lo na sua vida no cotidiano, isto é, um acordo digno de confiança.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://paulovitorpereiraaa.blogspot.com/2018/12/licao-10-atitudes-coerentes-com-o-pacto.html Acesso em 07 dez. 2018