Lição 9 - Jovens e Adultos - Betel - Arrependimento, o caminho para o reavivamento I

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Neemias: enfrentando os desafios com oração, ação e perseverança

COMENTARISTA: ADALBERTO ALVES

COMENTÁRIO: PB. LINDOVAL SANTANA

LIÇÃO Nº 9 - ARREPENDIMENTO, O CAMINHO PARA O REAVIVAMENTO

INTRODUÇÃO

O capítulo 9 do livro de Neemias retrata o avivamento ocorrido na nação de Israel após o retorno do cativeiro. Note que o Senhor pacientemente primeiro trouxe o povo de volta e depois providenciou as reformas no templo, nos muros, nas portas, no relacionamento entre os habitantes e deixou por último, a promoção do reavivamento espiritual. É interessante que três das principais “orações nacionais” de Israel foram registradas em Esdras 9, Neemias 9 e Daniel 9. Por trás dessas orações, encontra-se a promessa de 2 Crônicas 7:14, bem como o exemplo de Moisés ao interceder pelo povo (Êx 32 – 33).

1. ATITUDES PARA O REAVIVAMENTO

A Festa dos Tabernáculos havia terminado, mas o povo ainda ficou na cidade para ouvir mais da Palavra de Deus. Somente após a exposição da Lei de Deus na Praça de Jerusalém, foi que irrompeu um dos maiores avivamentos da história sagrada. O povo alegrou-se com o Templo construído sob a liderança de Esdras. A nação jubilou com a restauração dos muros sob a administração de Neemias. Mas o avivamento somente veio quando todos ouviram, compreenderam a necessidade de voltar-se para Deus e obedeceram a Sua Palavra. O agente do avivamento é Deus, o mecanismo utilizado é a Palavra e a atitude humana, é o arrependimento!

1.1. A importância do jejum, da oração e da leitura da Palavra de Deus

Após a festa, o povo se reuniu para observar um dia nacional de confissão, momento em que se apartaram de todos os estranhos que viviam ao redor e se humilharam perante o Senhor. Essa separação não foi feita de forma displicente ou de maneira fingida, antes se caracterizou externamente de panos de sacos (Ne 9.1), e internamente de uma profunda lamentação devido a um coração já quebrantado pelo reconhecimento do estado lastimoso do pecado (Sl 51.17).

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com.br/2018/11/arrependimento-o-caminho-para-o.html Acesso em 29 nov. 2018