Lição 7 - Jovens e Adultos - Betel - A importância da continuidade do trabalho II

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - CATALÃO/GO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Neemias: enfrentando os desafios com oração, ação e perseverança

COMENTARISTA: ADALBERTO ALVES

COMENTÁRIO: EV. PAULO VITOR PEREIRA

LIÇÃO Nº 7 - A IMPORTÂNCIA DA CONTINUIDADE DO TRABALHO

Introdução

Mas agora, quando Jerusalém é escassamente reconstruída, Neemias nomeia vigias, que devem guardar a cidade e seus portões. Tendo fortalecido Jerusalém com portões e muros, seu próximo cuidado é, ver a cidade bem conservada, (Ne 7.1 -4). Ver a cidade bem povoada, para o que ele aqui analisa e chama sobre o registro dos filhos do cativeiro, as famílias que retornaram no início, e registra-lo (Ne 7.5). Ele também restabelece a ordem religiosa, pois os cantores e levitas são colocados em seus respectivos lugares.

Qualidades Fundamentais

Ele nomeou os porteiros, cantores e levitas, em seus lugares para o seu trabalho. Isto se refere ao seu trabalho em geral, que era frequentar o serviço do templo que fora negligenciado em algum grau, mas agora foi revivido. O culto de Deus é a defesa de um lugar, e seus ministros, quando se importam com seu dever, são vigias nas paredes. Ou, em particular, ele ordenou que eles estivessem prontos contra a parede para que fossem dedicados, para que eles pudessem executar esse serviço de maneira ordenada e solene e a dedicação era a sua força. É provável que isso seja benéfico para nós, que é dedicado a Deus.

Deus diz a respeito de sua igreja (Is 62.6), “eu coloquei vigias sobre os teus muros, ó Jerusalém!”. Este é o cuidado de Neemias aqui por muros novamente revividos, pois sobre eles devem ter vigias zelosos por uma obra que antes estava morta. A cidade estava viva novamente.

Fidelidade

Ele nomeou dois governadores ou cônsules, a quem ele cometeu o cuidado da cidade, e os encarregou de prover a paz e a segurança públicas. Hanani, seu irmão, que veio a ele com a notícia das desolações de Jerusalém, era um homem de integridade e afeição à sua pátria, o outro era Hananias, que governara o palácio, pois aquele que se aprovou fiel em menos será encarregado de mais. Desta Hananias se diz que ele era um homem fiel e temia a Deus acima de muitos, (Ne 7.2). Note: Entre aqueles que temem a Deus verdadeiramente existem alguns que o temem muito, e destacam os outros nas expressões e instâncias desse medo e eles são dignos de uma porção dupla daquela honra que é devida àqueles que temem o Senhor, (Salmo 15.4). Havia muitos em Jerusalém que temiam a Deus, mas esse bom homem era mais eminente à religião e à piedade do que qualquer outro. Aqueles que temem a Deus devem evidenciar isso sendo fiéis a todos os homens e universalmente conscienciosos. É provável que a Jerusalém de Deus floresça quando aqueles governam nela, e se encarregam dela, que se destacam em virtude e são eminentes tanto por piedade quanto por honestidade. Supõe-se, por alguns, que Neemias estava agora prestes a retornar ao palácio persa para ter sua comissão renovada, e que ele deixou esses dois homens dignos no comando dos assuntos da cidade em sua ausência. Os bons governadores, quando e onde não podem agir por si mesmos, devem ser muito cuidadosos com quem são responsáveis.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://paulovitorpereiraaa.blogspot.com/2018/11/licao-07-importancia-da-continuidade-do.html Acesso em 16 nov. 2018