Jovens e Adultos Betel

Lição 4 - Jovens e Adultos - As oposições não podem impedir o progresso da obra I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - CATALÃO/GO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Neemias: enfrentando os desafios com oração, ação e perseverança

COMENTARISTA: ADALBERTO ALVES

COMENTÁRIO: EV. PAULO VITOR PEREIRA

LIÇÃO Nº 4 - AS OPOSIÇÕES NÃO PODEM IMPEDIR O PROGRESSO DA OBRA

INTRODUÇÃO

Nesta lição estaremos diante de um problema que tem feito muitos sucumbirem na obra de Deus. A falta de estrutura espiritual e conhecimento sobre como lidar com os opositores do Reino de Deus têm feito vítimas incontáveis. Através da Bíblia entendemos que desde o princípio, o povo de Deus tem sofrido oposição dos inimigos da obra (Êx 5.14-19). Neemias descreve a sutileza do inimigo contra a obra de restauração dos muros (Ne 4.1). Ele nos ensina como reagir ante a este tipo de adversidade quando estamos empenhados na obra do Senhor.

1 – O INÍCIO DA OBRA É MARCADO POR ATAQUES

Não existe nenhuma obra que façamos para o Senhor que não sofra alguma retaliação, algum ataque, alguma oposição. A perseguição ou a resistência poderá vir de dentro ou de fora; fato é que vem. Neemias traçou um plano, recrutou e motivou o povo a ajuda-lo na reconstrução dos muros e das portas de Jerusalém, mas não negligenciou os obstáculos que estavam no caminho desta obra de restauração. Ele tinha um olho na obra e outro nos opositores que serpenteavam entre eles. O cristão que não atenta para a veracidade de que ao seu redor existem inimigos que querem vê-lo parar, não é somente um inocente espiritual, mas um desconhecedor de como é o campo de trabalho na Seara do Senhor. Para Neemias, conhecer as oposições da obra era tão importante quanto conhecer o local onde os trabalhos se desenvolviam. O bom servo do Senhor atenta para todos os detalhes de uma obra e jamais descuida das artimanhas dos inimigos, suas armas e sua forma de atacar (2 Co 2.11).

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com.br/2018/10/licao-04-as-oposicoes-nao-podem-impedir_24.html Acesso em 25 out. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.