Jovens e Adultos Betel

Lição 2 - Jovens e Adultos - Betel - O valor do planejamento na vida do cristão II

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - CATALÃO/GO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Neemias: enfrentando os desafios com oração, ação e perseverança

COMENTARISTA: ADALBERTO ALVES

COMENTÁRIO: EV. PAULO VITOR PEREIRA

LIÇÃO Nº 2 - O VALOR DO PLANEJAMENTO NA VIDA DO CRISTÃO

Introdução

Por três a quatro meses, Neemias vinha pensando nas péssimas condições de Jerusalém e planejava abordar o rei da Pérsia e dirigir petições ao Rei dos céus para que intervisse na questão. Presume-se que, durante esse tempo, o rei estivesse afastado, em sua residência de inverno, na Babilônia. Tendo retornado dali para Susã, o rei estava à disposição na tentativa de aproximação de Neemias.

O Valor das Respostas Inteligentes

A posição de Neemias e o banquete que estava sendo realizado foi providencial na circunstância, pois era a oportunidade de aproximar-se do rei para fazer algo significativo em favor de Jerusalém. Neemias compareceu perante o monarca com a fisionomia entristecida, o que alertou o rei para o problema. O hebraico diz, literalmente, que ele tinha uma face ruim, pois refletia tensão e tristeza. Josefo informa que uma das qualificações de um copeiro era sua boa aparência, naquele dia, entretanto, ele parecia ruim e triste. Esse momento era hiato preparado para Neemias entrar em ação.

Deus Aguçou o Olhar do Rei

Era momento do confronto, o rei indaga a Neemias, as possibilidades estavam a seu favor. Deus estava no controle da situação como diz Provérbios 21 “Como ribeiro de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor; a tudo quanto quer o inclina”. A sentença hebraica começa com a palavra “ribeiros”, referindo-se aos pequenos canais de irrigação que correm de um reservatório principal para as regiões planas, secas, que precisam encher-se de água. “Como canais de irrigação transportando água é o coração do rei na mão de Jeová”, diz o original. O texto está dizendo, que Deus é soberano. O método de Deus estava em ação, caberia a Neemias aproveitar essa oportunidade com sabedoria.

Aplicação: Mesmo com a oportunidade nas mãos Neemias sentiu medo. Gosto da honestidade descrita por ele, pois muitos líderes não admitem mais a fraqueza humana. Não importa quanto você ascenda, admita que as fraquezas existem.

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.

Fonte: http://paulovitorpereiraaa.blogspot.com/2018/10/o-valor-do-planejamento-na-vida-do.html Acesso em 09 out. 2018

Copyright © 2003 - 2018 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.