Jovens e Adultos Betel

Lição 2 - Jovens e Adultos - Betel - O valor do planejamento na vida do cristão I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Neemias: enfrentando os desafios com oração, ação e perseverança

COMENTARISTA: ADALBERTO ALVES

COMENTÁRIO: PR. OSMAR EMÍDIO DE SOUSA

LIÇÃO Nº 2 - O VALOR DO PLANEJAMENTO NA VIDA DO CRISTÃO

...

INTRODUÇÃO

Neemias, além de ser um homem de oração e dedicado à obra de Deus (como estudamos semana passada) era também um homem de ação e de planejamento. Ele não agia por improviso, suas ações eram meticulosamente planejadas. Lamentavelmente, nós cristãos da geração dos dias atuais, não sabemos dar o devido valor ao planejamento, principalmente, quando se trata de questões espirituais. O que você tem planejado fazer com sua vida espiritual? Qual planejamento estratégico você tem adotado em relação à sua família? Você é líder de algum grupo? Tem feito avaliações constantemente? Tem colocado metas? Devemos aprender com Neemias a refletir as virtudes cristãs, bem como ser estratégicos, planejando bem o futuro de nossa vida, seja no campo secular, seja no espiritual.

1. O VALOR DAS RESPOSTAS INTELIGENTES

O capítulo 2 de Neemias trata das respostas do Deus que trabalha por nós. Embora o projeto de reconstrução dos muros parecesse já muito bem definido na mente e coração de Neemias, no momento do diálogo com o rei Artaxerxes, não sabemos ao certo desde quando ele entendeu que era a pessoa mais indicada ou chamada para realizar tal obra, o que sabemos é que ele já vinha orando há, pelo menos, quatro meses (do mês de Quisleu - Ne 1.1 até o mês de Nisã - Ne 2.1) e tivera fé e tempo suficiente para visualizar e planejar a operação com riquezas de detalhes, de sorte que, no momento que surge a oportunidade, ele já estava com o planejamento definido (Ne 2.2-6). Ele Sabia exatamente o porquê, onde e o quê fazer. Já tinha até mesmo o tempo de trabalho definido (Ne 2.16). Isto significa que ele não se limitou apenas a ficar orando e jejuando pela nação, mas também confessou os pecados do povo e estrategicamente tomou iniciativa, planejando suas ações. Na primeira oportunidade, não só deu respostas inteligentes ao rei como diligentemente toma os cuidados em obter cartas, a fim de dar-lhe credenciamento e segurança no seu projeto (Ne 2.9). Todos nós individualmente somos chamados para refletir o amor de Deus e servi-Lo na sua obra. Deus quer nos usar na sua obra, mas antes de começar a trabalhar precisamos saber o quê, o porquê, onde, quando e como vamos fazer. Neemias, embora tenha sido pego de surpresa no diálogo com rei, já sabia antecipadamente o que precisava pedir e porque precisava pedir (Ne 2.1-9).

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com.br/2018/10/o-valor-do-planejamento-na-vida-do.html Acesso em 09 out. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.