Jovens e Adultos Betel

Lição 14 - Jovens e Adultos - Betel - Israel e a escatologia bíblica II

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF>

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Israel 70 anos: o chamado de uma nação e o plano divino de redenção

COMENTARISTA: CÉSAR PEREIRA ROZA DE MELO

COMENTÁRIO: PR. OSMAR EMÍDIO DE SOUSA

LIÇÃO Nº 14 - ISRAEL E A ESCATOLOGIA BÍBLICA

..

INTRODUÇÃO

Chegamos à última lição do trimestre do qual tivemos uma visão panorâmica da história do povo de Israel e do plano de salvação a partir da chamada e testemunho dos patriarcas, e nesta semana, temos a oportunidade de encerrar esta série de estudos falando sobre Israel e o seu papel escatológico, considerado o relógio de Deus para a Igreja e para o final da história da humanidade. Todo o plano redentor de Deus tem seu eixo central na história e existência do povo de Israel (Jr 24.6). É por isto que Jesus, no sermão profético, deixa claro que o florescimento da figueira (Israel) é o sinal que desencadeará outras séries de sinais e acontecimentos que evidenciarão a 2ª Vinda de Jesus o fim dos tempos (Mt 24.32-35; Mc 13.28-31; Lc 21.29-33).

O ARREBATAMENTO DA IGREJA

O Arrebatamento da Igreja é uma realidade que envolve tanto o presente como o futuro. É o acontecimento mais desejado e esperado por todos os cristãos nascidos de novo, e, poderá ocorrer a qualquer momento! A súbita retirada da Igreja da terra provocará uma sucessão de acontecimentos escatológicos, tanto no céu quanto na terra, dentre os quais podemos destacar: a) No céu ocorrerá o Tribunal de Cristo (2 Co 5.10; Rm 14.10; 1 Co 3.11-15) e as Bodas do Cordeiro(Ap 19.7-9); b) na terra acontecerá a Grande Tribulação (Ap 20.4); a Segunda Vinda de Cristo ou a manifestação de Cristo em glória (1 Ts 3.13; Ap 20.4-6); a Batalha do Armagedom e o estabelecimento do Milênio (Is 9.7; Zc 14.9-21; Lc 1.32; Ap 20.6); depois, o Julgamento dos incrédulos diante do Grande Trono Branco (Ap 20.11-15); a Renovação da Terra pelo fogo (2 Pe 3.10-12); e, finalmente começam as eras intermináveis da eternidade, onde céu e terra estarão interligados e Deus em sua unidade perfeita reinará eternamente (Ap 21.3-5; 1 Co 15.24-28; Jo 5.36).

1.1. Definindo o termo

O termo “arrebatar ou arrebatamento”, no contexto da escatologia bíblica, deriva do verbo grego “harpázo” e significa: “Retirar ou arrancar”. A tradução do termo em latim é: “raptare” que significa “raptar ou tomar para si com força”. O arrebatamento, por conseguinte, é a retirada brusca, inesperada e sobrenatural da Igreja deste mundo, a fim de que seja transportada às regiões celestes onde se encontrará com o Senhor Jesus Cristo e unir-se-á plenamente a ele. O Senhor Jesus virá a qualquer momento, arrancar a sua igreja do caos deste mundo (1 Ts 4.13-18; Jo 14.3; 1 Co 15.51-52; 1 Ts 1.10; 2 Ts 2.1; Tt 2.13; Tg 5.7-8; 1 Pe 1.13). No Arrebatamento somente aqueles que receberam a Jesus Cristo como Salvador de sua alma e estão em constante vigilância usufruirão da oportunidade e do privilégio de encontrar-se com Ele nas nuvens, ficando liberto para sempre de qualquer tipo de provação, dor, angústia, lágrimas, tristezas, problemas etc. O mundo só perceberá o arrebatamento porque eu, você e milhões de pessoas desaparecerão inesperadamente da face da terra (1 Ts 4.13-18).

1.2. Sinais da volta de Jesus

Os sinais da volta de Jesus devem ser assunto de interesse para todos os crentes despertados e ao mesmo tempo um grande alerta para os crentes descuidados e adormecidos espiritualmente. Quando a vida se torna insuportável neste mundo, quando o pecado estiver morando diante de nossa porta, quando os valores morais deixarem de existir, quando o mundo estiver mergulhado na falência política, econômica, social e espiritual, aí então, o Senhor virá buscar o seu povo. Não devemos ficar ainda indiferentes aos sinais das guerras e dos rumores de guerras, nem da fome, nem das pestes, nem dos tremores de terra, nem das convulsões sociais! Permaneceremos impassíveis diante da imoralidade que se vai propagando em escala sempre crescente? O que falar da apostasia que atenta contra a pureza doutrinária da igreja? Não se enganem! Após o arrebatamento da igreja o mundo sofrerá várias mutações. Os juízos virão à terra devido a abertura dos selos, trombetas e taças, deixando nosso planeta em estado de calamidade. Estrelas cairão dos céus, o sol será aquecido de tal forma que os homens serão queimados em praça pública. Todas as potestades do ar serão destinadas e a terra se tornará um verdadeiro campo de guerra. Só nos resta permanecermos atentos e preparados para esse grande dia! Não sabemos o dia do arrebatamento da igreja. Mas, de uma coisa temos certeza: Jesus não tarda voltar!

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.

Fonte: http://www.ebd316.com.br/2018/09/israel-e-escatologia-biblica.html Acesso em 26 set. 2018

8

Copyright © 2003 - 2018 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.