Jovens e Adultos Betel

Lição 7 - Jovens e Adultos- Betel - A coragem de um profeta levantado por Deus II

ASSEMBLEIA DE DEUS - PORTO VELHO/RO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Jeremias: Deus convoca Seu povo ao arrependimento

COMENTARISTA: CLEMENTINO DE OLIVEIRA BARBOSA

COMENTÁRIO: EV. CLAÚDIO ROBERTO DE SOUZA

LIÇÃO Nº 7 – A CORAGEM DE UM PROFETA LEVANTADO POR DEUS

...

INTRODUÇÃO

Existem muitas formas de honrarmos a Deus. O honramos quando damos crédito a sua Palavra, observando-a (Sl 15.4); quando reconhecemos que Ele é o criador e mantenedor de tudo que existe, visível e invisível (Ap 5.13); quando admitimos que Ele é o único e verdadeiro Deus (I Tm1.17); Honramos a Deus até mesmo com os nossos bens (Pv 3.9-10).A honra que proferimos com os lábios em reuniões de adoração ao Senhor é a mais simples delas. Ela não depende de circunstâncias e tão pouco de coragem.

O profeta Jeremias manifestou a sua honra ao Senhor de todas as formas citadas, porém honrar a Deus, mantendo-se fiel a sua mensagem diante da hostilidade do seu povo, exige coragem. Assim, o profeta prova uma maneira inusitada de engrandecer a Deus.

1 – CORAGEM PARA DECIDIR DE QUAL LADO FICAR

Jeremias foi um homem que depois de ter vencido a própria resistência quanto a sua chamada, a abraçou de corpo, alma e espírito (Jr 1.4-10), pois Deus, de forma singular pôs a sua Palavra nos seus lábios. Uma vez resoluto e envolvido na intimação de Deus para o chamado, nunca retrocedeu e quando as severas lutas o convidava para desistir, um incêndio provocado pelo Senhor em seu interior, não permitia. As chamas de sua vocação o encorajava a persistir (Jr 20.9).

1.1 – A loucura do rei Jeoaquim

O escritor austro-húngaro, nascido em Praga, filhos de judeus, Franz Kafka, não foi cristão, mas escreveu:

“Se o livro que estamos lendo não nos despertar, como se um martelo golpeasse o nosso crânio, então por que razão nós devemos lê-lo?”.

Eugene Peterson em seu livro “Corra com os cavalos”, afirma que um livro deve ser como uma machadinha para romper a espessa camada de gelo em nosso interior.

O próprio Jeremias afirmou que a Palavra do Senhor era como um martelo que esmiuçava a penha (Jr 23.29).

Houve dois livros com estas características na vida de Jeremias: o que ele leu e o que ele escreveu.

Não há dúvidas que o livro que Jeremias leu foi Deuteronômio (repetição das Leis do Senhor).

Este livro foi descoberto durante os trabalhos de restauração do templo (II Cr 34.14; II Re 22.8). Ele foi usado pelo rei Josias como uma espécie de manual para a sua reforma (II Cr 34 e 35; II Re 23.1-24).

Jeremias cresceu com este livro em mãos, ele meditou neste livro e ficou impregnado de suas palavras.

Eugene Peterson afirma que três elementos adquiriram papel de destaque enquanto Jeremias lia o livro de Deuteronômio:

1. Jeremias adquiriu uma memória nacionalista, pois este livro recapitulava, na totalidade, qual o significado de pertencer ao povo de Deus;

2. Jeremias adquiriu sólida base teológica. Ele aprendeu a pensar em Deus de uma forma relacional, abrangente e regular. Deus está em constante relacionamento de amor com as pessoas;

3. Jeremias tornou-se uma pessoa extremamente responsável em função da enorme quantidade de mandamentos presentes no livro. O mandamento é um convite a viver além do que compreendemos, sentimos ou desejamos. “O mandamento eleva as pessoas da animalidade para a humanidade”.

Jeremias então escreve também o seu rolo (livro) e assim como Deuteronômio, ele recapitula uma mensagem para um povo que estava à deriva, distante do porto ou propósito originais.

Charles Willians escreveu: “Não há outra instituição que sofra mais com o tempo do que a religião. No momento, quando é, remotamente, possível que toda uma geração tenha aprendido algo sobre a teoria e a prática, os estudiosos e seu saber foram levados pela morte, e a Igreja é confrontada com a necessidade de começar da estaca zero, novamente. Todo o esforço e trabalho de regeneração da humanidade tem de ser reiniciado a cada trinta anos ou pouco mais”.

Neste caso, o período foi de 17 anos.

Uma vez que o livro estava escrito, era a hora do rei ler.

Jeremias envia o seu amigo Baruque e assim apresentar a profecia escrita.

Era o mês de dezembro e fazia frio. O rei estava na casa de inverno, especialmente construída para este período.

Jeremias 36:22-23

22 (Estava, então, o rei assentado na casa de inverno, pelo nono mês; e estava diante dele um braseiro aceso.)

23 E sucedeu que, tendo Jeudi lido três ou quatro folhas, cortou-o o rei com um canivete de escrivão e lançou-o ao fogo que havia no braseiro, até que todo o rolo se consumiu no fogo que estava sobre o braseiro. (ARC)

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: https://ebdcomentada.com.br/wp/blog/betel-adulto-2o-trimestre-de-2017-licao-7-a-coragem-de-um-profeta-levantado-por-deus/ Acesso em 10 maio 2017.

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.