Lição 13 - Jovens e Adultos - Betel - O Messias: o legado de Israel

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - CATALÃO/GO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Israel 70 anos: o chamado de uma nação e o plano divino de redenção

COMENTARISTA: CÉSAR PEREIRA ROZA DE MELO

COMENTÁRIO: EV. PAULO VITOR PEREIRA

LIÇÃO Nº 13 - O MESSIAS: O LEGADO DE ISRAEL

Introdução

O apóstolo Paulo alude o período do Antigo Testamento e sua dispensação chamando de “mistério” (Ef 3.9), pois toda estrada traçada até agora sobre Israel e sua história tem um arcabouço construído sobre uma estrutura messiânica. Todas as evidencias, sejam elas figuras, tipologias e alegorias (Hb 8.5; 9.9-24) nos apontam para uma revelação maior. Cristo!

As Profecias sobre o Messias

Definido a palavra Messias: o termo hebraico “mashiah” significa“ungido” e vem de uma raiz hebraica que significar “untar”. A Septuaginta traduziu essa palavra pelo vocábulo grego “christós” “ungido”. Essa palavra grega foi transliterada para o português, Cristo, em vez de ser traduzida, para Ungido. Assim, o Cristo, ou o Ungido, cumpre as expectações e simbolismos do ato de ungir.

A palavra grega Christós, é de uso frequente no Novo Testamento. Aparece por nada menos de quinhentas e sessenta e nove vezes ali. Alguns exemplos neotestamentários: Mt 1.1; Lc 9.20; Rm 1.16; I Co 11.1; II Co 10.1; Ef 1.20; Fl 1.19; Col 3.1; 1 Ts 5.9; Ap 1.1.

O Messias Citado nos Salmos

O livro de Salmos, tradicionalmente atribuído a Davi, é uma antologia de cânticos e poemas sagrados dos hebreus. Aparece na terceira seção do Antigo Testamento, chamada os Escritos (no hebraico, Ketubim). A palavra salmos é de origem grega e denota o som de algum instrumento de cordas. Seu nome, em hebraico, é“tehillim, “cânticos de louvor”. Os temas dos salmos envolvem não somente louvores ao Senhor, mas também alegria e tristezas pessoais, redenção nacional, festividades e eventos históricos. O seu fervor religioso e poder literário tem conferido a essa coletânea uma profunda influência através dos séculos.

Os Salmos não reverberam somente um contexto religioso, histórico e as profundezas do coração do homem, mas exara alusões messiânicas um conjunto de Salmos com um ponto de vista profético, são eles: 2, 8, 16, 22 e 24, 40, 41, 45, 68, 69, 72, 89, 102, 110 e 118.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://paulovitorpereiraaa.blogspot.com/2018/09/licao-13-o-messias-o-legado-de-israel.html Acesso em 12 set. 2018