Lição 9 - Jovens e Adultos - Betel - Juízes: os altos e baixos da nação de Israel

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - CATALÃO/GO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Israel 70 anos: o chamado de uma nação e o plano divino de redenção

COMENTARISTA: CÉSAR PEREIRA ROZA DE MELO

COMENTÁRIO: EV. PAULO VITOR PEREIRA

LIÇÃO Nº 9 - JUÍZES: OS ALTOS E BAIXOS DA NAÇÃO DE ISRAEL

Introdução

O livro de Juízes é a história de Israel durante o governo dos Juízes, que foram libertadores ocasionais, levantados por Deus para resgatar Israel de seus opressores, para reformar o estado de religião e para administrar a justiça ao povo. O estado do povo de Deus não aparece neste livro tão próspero, nem seu caráter tão religioso, como seria de esperar; mas havia muitos crentes entre eles, e o serviço do tabernáculo era atendido. A história exemplifica os frequentes avisos e previsões de Moisés e deve ter muita atenção. O todo está cheio de instruções importantes.

1. O Contexto do Livro de Juízes

Ao descrever as repetidas apostasias e subsequentes invasões e opressões de Israel, foi necessário estabelecer a razão pela qual Deus permitiu tal tratamento do Povo Escolhido. Essa razão, obviamente, era o “Não Obedecimento” das instruções de Deus sobre expulsar as nações pagãs corruptas de Canaã. Em linha, portanto, ao deixar isso bem claro, o autor dos Juízes incluiu uma recapitulação de muitos eventos registrados no Livro de Josué. Esta recapitulação não deve obscurecer o fato de que o grande fardo do Livro dos Juízes se relaciona com o que aconteceu "depois da morte de Josué", como declarado em Juízes. 1: 1 De fato, "Estas palavras, depois da morte de Josué", devem, portanto, ser entendidas como o título de todo o Livro dos Juízes.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://paulovitorpereiraaa.blogspot.com/2018/08/licao-09-juizes-os-altos-e-baixos-da.html Acesso em 22 ago. 2018