Lição 8 - Jovens e Adultos - Betel - Conquistando a Terra Prometida

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - CATALÃO/GO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Israel 70 anos: o chamado de uma nação e o plano divino de redenção

COMENTARISTA: CÉSAR PEREIRA ROZA DE MELO

COMENTÁRIO: EV. PAULO VITOR PEREIRA

LIÇÃO Nº 8 - CONQUISTANDO A TERRA PROMETIDA

Introdução

Depois de 40 anos de caminhada no deserto do Sinai, estaria acontecendo o cumprimento oficial da promessa que o Senhor fizera aos patriarcas, de que daria aos seus descendentes a terra de Canaã. Josué teria que substituir agora um grande homem de Deus e legislador que foi Moisés e além disso introduzir uma nova geração na terra prometida.

1. Deus Levanta um Novo Líder

Moisés foi levantado por Deus para provocar o “Êxodo” (saída) e agora Josué como seu sucessor foi levantado para introduzir o “Eisodus” (entrada). Como dizem alguns comentaristas “Moisés passa sua tocha a Josué”, e creio que com as mãos tremulas Josué ergueu essa tocha bem alto.

1.1. Conhecendo um pouco de Josué

Josué era um dos dois únicos homens de idade militar (o outro Calebe) que deixou o Egito como escravo e entrou na Terra Prometida como guerreiro. Sua trajetória nos mostra o caráter de um homem que confiou e obedeceu a Deus. E mesmo antes de ser escolhido como seu sucessor, Moisés em certo momento determinou que esse homem da tribo de Efraim cujo nome era Oséias (“Salva”), mudou seu nome para Josué (“Yahweh é Salvação”) (Nm 13.16; Dt 32.44). Este ato de Moisés refletiu o discernimento de Moisés em reconhecer em seu sucessor a figura cujas habilidades militares seriam símbolo da libertação que o Senhor Deus daria a Israel quando lutassem contra os inimigos em Canaã.

O nome Josué aparece pela primeira vez num contexto militar. Foi uma batalha travada pelos hebreus depois de saírem do Egito. Os amalequitas ameaçavam os israelitas. O filho de Num foi o guerreiro que levou o povo à vitória, quando lutou em favor de Moisés (Êx 17.8-13). Ele selecionou o exército, batalhou e venceu o inimigo. Representava todo Israel, quando liderava o povo na batalha. Como “servidor” de Moisés, subiu com ele ao Monte Sinai (Êx 24.13) e alertou o legislador sobre o alarido que vinha do acampamento (Nm 32.17). Foi-lhe dado um lugar na Tenda da Congregação. Um dos doze espias e juntamente com Calebe receberam a promessa de entrar na terra e receber herança dali (Nm 13.16; 14.6,30,38).

Essa sucessão foi comissionada oficialmente em Números 27.18-23, onde Moisés impôs publicamente as mãos sobre Josué. As responsabilidades dele determinavam a sua permanecia diante do sumo sacerdote Eleazar, o qual discerniria a vontade de Deus por meio do uso do Urim. Incluíam também a liderança do povo e o comando das forças militares.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://paulovitorpereiraaa.blogspot.com/2018/08/licao-08-conquistando-terra-prometida.html Acesso em 16 ago. 2018