Jovens e Adultos Betel

Lição 4 - Jovens e Adultos - Betel - As dez pragas: a justiça de Deus no Egito

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - CATALÃO/GO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Israel 70 anos: o chamado de uma nação e o plano divino de redenção

COMENTARISTA: CÉSAR PEREIRA ROZA DE MELO

COMENTÁRIO: EV. PAULO VITOR PEREIRA

LIÇÃO Nº 4 - AS DEZ PRAGAS: A JUSTIÇA DE DEUS NO EGITO

Introdução

Deus havia dito a Faraó, por meio de Moisés e Arão, que deixasse seu povo ir embora daquela terra. Deus poderia simplesmente retirar Ele mesmo o povo da escravidão, mas preferiu usar Moisés como instrumento para aquela obra. Veremos então que as pragas não foram um pensamento tardio, reações reflexas ou exceções de última hora no plano de Deus. Elas serviram como parte da sua estratégia deliberada. Usar Moisés como seu instrumento nos deve lembrar de que Deus tem todo poder, e pode fazer o que desejar, mas ainda assim, em muitas situações, prefere se valer de instrumentos humanos para executar sua vontade.

1. O Conflito com o Faraó

Enquanto Moisés arruma a bagagem para a longa caminhada para o Ocidente, o Senhor repetiu ao seu servo qual seria o resultado.“Quando voltares ao Egito, vê que faças diante de Faraó todos os milagres que te hei posto na mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo” (Êx 4.21).

Deus já tinha conhecimento da resposta de Faraó. Sabia que as pragas seriam enviadas. Elas estavam tão incluídas em seus planos, pois quando Ele disse a Moisés “Eu Sou”, quer dizer literalmente “Eu serei o que eu quiser ser”. Resumindo, Deus é o que Ele precisa para qualquer situação, então como juízos sobre o Egito seria sua ação.

1.1 A Retaliação de Faraó

Mais opressões sobre o povo, as consequências da conversa com Faraó começam a aparecer na casa da servidão. Toda carga de trabalho e acontecimentos que viriam sobre o povo ocorreriam naquelas mesmas vinte quatro horas. O Êxodo parecia um sonho que aconteceria de forma rápida, mais injustiças viriam sobre o povo para o braço de Deus ser movido.

“...naquele mesmo dia.…” (Êx 5.6), as cargas de Israel foram aumentadas, anteriormente, os capatazes, para facilitar as coisas, forneciam palha para o fabrico de tijolos, agora para obter palha os escravos deveriam ir aos campos, corta, transportar o material a depósitos, e, finalmente, traze-los até onde os tijolos estavam sendo feitos. Filo nos informa que a palha servia de liga para o fabrico dos tijolos. Heródoto nos informa que: “No Egito, tijolos crus eram feitos do lado do Nilo misturado com palha cortada, que eram então secos ao sol. E os tijolos eram usados na construção de casas, túmulos, muros, fortificações, recintos sagrados, edifícios e toda espécie de construção. E, em casos raros, eram usados até na construção de pirâmides”.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://paulovitorpereiraaa.blogspot.com.html Acesso em 14 jul. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.