Jovens e Adultos Betel

Lição 9 - Jovens e Adultos - Betel - É preciso buscar crescimento espiritual

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Aperfeiçoamento cristão: o propósito de Deus para o discípulo de Cristo

COMENTARISTA: MARCOS SANT'ANNA DA SILVA

COMENTÁRIO: PR. OSMAR EMÍDIO DE SOUSA

LIÇÃO Nº 9 - É PRECISO BUSCAR O CRESCIMENTO ESPIRITUAL

...

INTRODUÇÃO

O processo natural de crescimento dos seres humanos se inicia a partir da fecundação quando se forma o zigoto (primeira célula do novo ser) e é definido pelo nosso código genético. É o nosso DNA que traz todas as instruções genéticas para definir como se dará nosso desenvolvimento (crescimento). Porém, esse processo de crescimento é complexo e apesar do potencial genético ser fundamental nesse processo, as influências do meio ambiente pode interferir alterando de maneira positiva ou negativa o ritmo do nosso crescimento. A partir da compreensão das etapas do crescimento físico e natural estudaremos, nessa lição, como ocorre o crescimento espiritual e qual a nossa parcela de responsabilidade nesse processo.

1. O QUE SE ESPERA DO NASCIDO DE NOVO?

O processo de crescimento é resultado da junção de hereditariedade e ambiente, assim, fatores socioeconômicos, químicos, físicos, imunológicos, infecciosos, mecânicos, até fatores relacionados ao meio familiar e afetividade influenciam e modificam o ritmo de crescimento de cada ser. Espera-se que ao nascer uma criança se desenvolva (cresça) de forma normal, ou seja, dentro dos parâmetros definidos como de normalidade. Em nossa vida espiritual ocorre algo semelhante, quando “nascemos de novo”, herdamos a genética divina de nosso Pai espiritual para crescermos e nos desenvolvermos, porém, esse crescimento dependerá também de fatores externos ou ambientais para que ocorra dentro do esperado.

1.1. Jesus Cristo experimentou o crescimento

Com Jesus Cristo não foi diferente, ele não desceu a Terra já crescido (adulto), ele nasceu e experimentou todo o processo de crescimento físico e espiritual. A Palavra nos diz que Cristo crescia e se desenvolvia: “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (Lc 2.5). Estamos diante de duas realidades simultâneas: crescimento físico e crescimento espiritual. A partir do conhecimento de como ocorre o crescimento físico podemos compreendemos também o processo de crescimento espiritual. O termo grego utilizado no Novo Testamento para indicar crescimento ou aumento é “auxano” (Ef 4.15; Cl 1.10; 1 Pe 2.2; 2 Pe 3.18), esse termo se refere ao processo natural de crescimento das plantas.

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.

Fonte: http://www.ebd316.com/2018/05/e-preciso-buscar-o-crescimento.html Acesso em 22 maio 2018

Copyright © 2003 - 2018 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.