Jovens e Adultos Betel

Lição 5 - Jovens e Adultos - Betel - Atributos indispensáveis de um profeta II

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL-DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Jeremias: Deus convoca Seu povo ao arrependimento

COMENTARISTA: CLEMENTINO DE OLIVEIRA BARBOSA

COMENTÁRIO: MS. GIDERSI VILAR BORGES VIANA

LIÇÃO Nº 5 – ATRIBUTOS INDISPENSÁVEIS DE UM PROFETA

...

INTRODUÇÃO

O profeta Jeremias assumiu a responsabilidade de dizer aos ouvidos do povo a verdade, mesmo que isso lhe custasse abandono, lágrimas e riscos da própria vida, cumprindo assim um chamado de Deus para profetizar contra o pecado de líderes religiosos e políticos do povo de Judá. (Jr 38.6).

1. CORAGEM: ATRIBUTO INDISPENSÁVEL

Deus resolveu agir na história, por meio da Palavra, assim, Ele dirige sua Palavra a seu povo através de homens, desse mesmo povo, isto é, para fazer sua Palavra compreendida e conhecida, Deus dirige aos homens por meio de homens, que chamamos de profetas, os quais devem possuir atributos indispensáveis.

1.1. Vai e fala aos ouvidos do povo

O comentarista dessa lição expressou muito bem quando disse que o homem comum diz o que você quer ouvir, enquanto que o profeta de Deus diz, o que o povo precisa ouvir, ele traz a mensagem de Deus. “Eu ponho as minhas palavras na tua boca, hoje te estabeleço sobre povos e reis, para arrancar e arrasar... edificar e plantar” (Jr 1.10). Isso não foi fácil para o profeta Jeremias, o povo tentava obrigá-lo a profetizar algo que Deus não lhe havia mandado, por isso o profeta foi preso covardemente e lançado em uma cisterna de lama. A mensagem que Jeremias trazia era uma mensagem de Deus, contra tudo que mexia com a realidade que o povo vivia de idolatria, de prostituição e desobediência às ordenanças de Deus. A adoração a Baal foi um dos mais graves pecados do povo de Israel, levantando altares e cultos nas ruas, nos terraços e por toda cidade de Judá. Nesse momento Deus levanta e chama Jeremias, como profeta para falar contra a idolatria. Suas crises estão relacionadas diretamente aos reis, que em nada deram ouvidos aos problemas levantados pelos profetas que o antecederam (Jr 6.14-15). Embora Jeremias não se sinta atraído por sua missão, Deus, porém, não admitiu desculpas e encomendou ao seu mensageiro a tarefa mais difícil: a de transmitir a sua palavra em um tempo crucial e trágico da história de Judá.

1.2. Uma genuína submissão

O profeta para ter plena comunhão e intimidade com Deus vive uma vida de inteira submissão a Deus. Como assim? Debaixo da missão que Deus propunha para a vida do profeta, em todos os aspectos de sua vida, isto, para transmitir a mensagem de Deus ao povo de Israel em um tempo em que o povo havia afastado inteiramente do propósito que Deus havia designado para aquele povo, fazendo com eles uma aliança eterna (Jr 31.3). Os profetas ao receberem o chamado de Deus para transmitir suas mensagens se colocam em disposição de obedecê-Lo em tudo, abrindo mão dos costumes e culturas do povo. Isto não era fácil, pois eram homens marcados pela natureza e fraqueza humana e a resistência da parte dos seus ouvintes levava muitas vezes ao fracasso de sua missão. Assim vemos: Amós é proibido de falar (Am 7); Oséias não é correspondido no amor que tem pela esposa; Ezequiel é rotulado como um cantante de moda sertaneja e ninguém liga pra suas ameaças (Ez 12.21-28) Jeremias é considerado profeta solitário proibido de ir ao templo e além de tudo para ter uma comunhão íntima com Deus, Ele o proibiu de várias coisas como casar, não entrar em funeral, não entrar numa festa, etc. Como atalaias de Deus no Século XXI devemos seguir o exemplo desses homens. Devemos tomar cada dia nossa cruz e irmos após Jesus, se assim não procedermos, não seremos seus discípulos (Lc 14.27).

...

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: https://drive.google.com/file/d/0B-LyesNehRglLTBGazJFZXozaUk/view Acesso em 24 abr. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.