Jovens e Adultos Betel

Lição 4 - Jovens e Adultos - Betel - Disciplina e o processo educacional de Deus

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Aperfeiçoamento cristão: o propósito de Deus para o discípulo de Cristo

COMENTARISTA: MARCOS SANT'ANNA DA SILVA

COMENTÁRIO: PR. ÉDER SANTOS

LIÇÃO Nº 4 - DISCIPLINA E O PROCESSO EDUCACIONAL DE DEUS

...

INTRODUÇÃO

Disciplina é o ato pelo esforço contínuo de aprendizado, abordando as mais diversas áreas da vida. Quanto ao ensino bíblico é importante observar que a disciplina deve ser aplicada focando nos resultados pretendidos, tais como: evolução, percepção, senso crítico e melhoramento do ser como um todo. É, portanto, a possibilidade de desconstrução de conceitos, atos e ações, reformulando-os para maior e melhor benefício, seja em sociedade, seja individualmente.

1. DISCIPLINA - O QUE É?

Inicialmente precisamos entender as raízes etimológicas para a terminologia. É originária do latin: “Disciplina” e quer dizer: “Educação que um discípulo recebe do seu mestre”, esse terno tem origem diretamente de “discipulus”, que é referente “aquele que aprende”, e este, consequentemente, tem raiz no verbo latino “discere” que significa “aprender”. Biblicamente tem origem na palavra grega “paidéia” com seu correlato no hebraico “musar” ambos com os seguintes significados: Instrução (transmissão de conhecimento ou formação de determinada habilidade; ensino, treinamento), disciplina (obediência às regras, aos superiores, a regulamentos) e castigo (observação sobre um erro ou uma falta; repreensão, admoestação).

1.1. Disciplina e a sua necessidade

A partir da ótica do resultado pretendido a disciplina é necessária pois ela nos permite conquistar a paciência e consequentemente a experiência (Rm 5.4). Já no processo de aprendizado a maior virtude de conquista é a perseverança (Tiago 1.2-4) pois ela nos permite ao final da caminhada alcançarmos duas virtudes: Maturidade e Integralidade. Ela é essencial para avaliar a intenção dos nossos corações em relação a Deus (Dt 8.2). Notem que os significados em vários momentos se fundem, mas devem manter o mesmo entendimento: Aprendizado.

1.2. Disciplina e os diferentes termos

Como tratado no início do tópico 1, vimos que DISCIPLINA tem vários correlatos, mas todos devem nortear para o mesmo princípio. As aplicações dos termos em diferentes contextos devem ser analisadas com cuidado, pois embora os nomes mudem a essência deverá permanecer. O bom emprego destas “variantes” podem determinar o sentido do texto, portanto cuidado! Exemplo: O verbo açoitar, no texto, é vertido do original grego do Novo Testamento, mastigaw, que significa literalmente: flagelar, fustigar com açoite. Ao usar tal palavra, o apóstolo reportou ao texto de Provérbios 23.13,14, no qual lemos o seguinte: Pv 23.13 “Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá.” Pv 23:14 “Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno.” No original hebraico, o verbo nakáu (fustigar) significa flagelar com vara, com acoite. É, portanto a Palavra de Deus, o próprio Deus que o expressa. Rejeitar esta palavra não é, portanto rejeitar ao homem, mas a Deus que o afirma. Todavia, não se tem notícia que os apóstolos, os profetas, os genuínos servos de Deus, eram espancadores de Seus filhos, por conseguinte, muito menos o próprio Deus; que usa uma linguagem tão forte para expressar o rigor da disciplina que aplica a Seus filhos para aperfeiçoá-las na justiça e na santidade. Como pais amorosos, que são aqueles que seguem na mesma pegada do Seu Pai celestial de amor, aplicariam repreensões e disciplina sem serem governados pelo mesmo amor que há em seus corações? Como cometeriam tão grave pecado? Daí ordenar o apóstolo Paulo em uma de suas epístolas, especialmente aos pais cristãos: Cl 3:20 Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor. Cl 3:21 Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.

Fonte: http://www.ebd316.com/2018/04/disciplina-e-o-processo-educacional-de.html Acesso em 16 abr. 2018

Copyright © 2003 - 2018 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.