Lição 1 - Jovens e Adultos - Betel - Discernindo as bênçãos de Deus

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Aperfeiçoamento cristão: propósito de Deus para o discípulo de Cristo

COMENTARISTA: MARCOS SANT'ANNA DA SILVA

COMENTÁRIO: PB. ANCELMO BARROS DE CARVALHO

LIÇÃO Nº 1 - DISCERNINDO AS BÊNÇÃOS DE DEUS

...

INTRODUÇÃO

No primeiro trimestre tivemos a oportunidade de conhecer melhor o livro de Levítico que foi muito proveitoso para nós. Agora, neste trimestre, o autor da revista, o pastor Marcos Sant’Anna da Silva aborda diversos temas relacionados ao dia a dia do povo de Deus, que analisados sob a luz de Sua palavra são relevantes para o aperfeiçoamento cristão. Nesta primeira lição, estudaremos sobre o discernimento das bênçãos de Deus. Salientando que em Deus há muitas promessas de bênçãos para seu povo. Mas, também há muitas advertências para esse mesmo povo, caso venha a desobedecer a Deus. Os capítulos 27 e 28 de Deuteronômio, embora destinados aos israelitas, deveriam ser lidos por todos os crentes, pois os seus princípios são universais. Em ambas as passagens, somos alertados quanto ao perigo da desobediência. Mas, lembre-se de uma coisa muito importante: não devemos obedecer a Deus apenas para ser abençoados, mas porque o amamos com todo o nosso ser e com toda a nossa alma.

1. O DEUS ABENÇOADOR

Concordo plenamente que Deus é abençoador, e para que isso aconteça, é de suma importância que possamos ter um relacionamento sincero e agradável perante a Sua presença. Deus nos abençoa sim, mas toda a bênção recebida de Deus tem como propósito de sermos uma bênção nas vidas das pessoas. Foi exatamente assim na vida de Abraão, Deus fez a ele grandes promessas, todavia ele mesmo, além de ser obediente a voz de Deus, também teria que ser uma bênção na vida de seu povo. (Gn 12.2) “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção”.

1.1. Abençoando desde o início

Precisamos discernir as bênçãos de Deus em nossas vidas, pois o fato de sermos abençoados não é meramente um acaso. Deus em tudo tem um objetivo, Ele abençoa o homem para que este venha a ser um canal de bênção e, dessa forma, os desígnios de Deus se cumprem conforme Sua soberana vontade. Nota-se desde a criação, conforme relata o autor da revista, que Deus além de criar, abençoa e instrui para que vivamos conforme o Seu querer. Isso denota claramente que o Eterno Deus é soberano de toda criação, tudo que existe seja nos céus e na terra, depende de Deus para continuar a sua existência. Sem o poder mantenedor de Deus, todas as coisas criadas, tanto as animadas quanto as inanimadas, deixariam de existir. Como o apóstolo Paulo disse aos atenienses, “ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais... Nele vivemos, e nos movemos, e existimos” (At 17.25,28).

1.2. Ênfase nas bênçãos temporais

A Bíblia fala que Deus é abençoador, o que realmente é verdade, porém os excessos criados por algumas teologias que fomenta que o materialismo é a evidência do homem ser abençoado é antibíblicas. Devemos nos resguardar dos absurdos criados por teologias que dá mais ênfase nas bênçãos temporais que nas bênçãos eternas. Como exemplos dessas teologias têm a Confissão Positiva, Triunfalismos e Teologia da Prosperidade que foram citadas pelo autor, mas existem outras que não têm respaldos nas Escrituras Sagradas. Essas teologias em suas igrejas utilizam as mesmas dinâmicas administrativas de uma grande empresa. Aqui a fé torna-se um bem de consumo. A escatologia bíblica é trocada por uma teologia puramente utilitarista (Mt 6.33; Cl 3.2). Nenhum crente, a fim de ser abençoado, necessita aderir às fórmulas inventadas pelos pregadores dessas teologias. A verdadeira bênção e prosperidade vêm como resultado de um correto relacionamento com Deus que é fruto de um coração obediente.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

http://www.ebd316.com/2018/03/discernindo-as-bencaos-de-deus.html Acesso em 26 mar. 2018