Lição 9 - Jovens e Adultos - Betel - A consagração do sacerdote

Imprimir

p>ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Levítico: o ministério sacerdotal levítico e sua relevância para a Igreja

COMENTARISTA: FERNANDO LUIZ VIANA ALVES

COMENTÁRIO: EV. ALIENDRES SOUTO E PROF.ª NATÁLIA SOUTO

LIÇÃO Nº 8 - A CONSAGRAÇÃO DO SACERDOTE

...

INTRODUÇÃO

Podem-se destacar três figuras básicas na organização do culto no Antigo Testamento: os escribas, os levitas e os sacerdotes. Os escribas eram os escreventes, cuja principal função era copiar as Escrituras. Levitas são descendentes de Levi, um dos doze filhos do patriarca Jacó, filho de Abraão, o Pai da fé. Da tribo de Levi, Deus levantou a Moisés e Arão, para libertação e consagração do povo de Israel. Estabelecido o culto ao Deus Verdadeiro, Deus separou a tribo de Levi em duas classes: (1) Arão e seus descendentes para exercer o sacerdócio, e (2) os que serviam de auxiliares aos sacerdotes, conhecidos apenas como Levitas. Os sacerdotes, por sua vez, eram encarregados do culto divino. Atuavam como mediadores entre Deus e o povo.

1. O SUMO SACERDOTE

Era o principal dos sacerdotes, o mais alto dignitário da religião judaica. Sua função mais importante era fazer a expiação, uma vez por ano, pelos pecados do povo. Tinha a seu cargo a supervisão geral do santuário e as demais atividades sacerdotais e presidia o Sinédrio, no julgamento de questões religiosas. Para esse honrado serviço Deus escolheu o irmão de Moisés, Arão, e seus filhos. Escolhido Sumo Sacerdote e os sacerdotes, Deus estabeleceu os requisitos para a consagração (Ex 28), quais sejam:

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com/2018/02/a-consagracao-do-sacerdote-comentarios.html Acesso em 19 fev. 2018