Jovens e Adultos Betel

Lição 4 - Jovens e Adultos Betel - Jeremias, suas crises e solidão II

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL-DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Jeremias: Deus convoca Seu povo ao arrependimento

COMENTARISTA: CLEMENTINO DE OLIVEIRA BARBOSA

COMENTÁRIO: PR. OSMAR EMÍDIO DE SOUSA

LIÇÃO Nº 3 – JEREMIAS, SUAS CRISES E SOLIDÃO

...

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

INTRODUÇÃO

Jeremias foi um personagem de emoções em conflitos permanentes. Os seus escritos trazem as marcas, não apenas de sua personalidade, mas também de suas crises e solidão (Jr 20.14-18). Diferente de muitos, Jeremias não fora chamado para ser populista. Ele não era “homem do povo” e nem era obcecado por índices de aceitação. Ao contrário, ele desafiou e contestou as injustiças, as infidelidades, as hipocrisias e as apostasias de sua época, viessem de onde viesse (Jr 2.4-5; 11-13; 7.1-10; 22.13-16; 23.1-4; 9-12; 26.7-8; 28.15-17). Por conta disto, Jeremias sofreu duras e amargas perseguições: a) Seus vizinhos em Anatote, por exemplo, procuraram matá-lo (Jr 11.18-21); b) Sua própria família o perseguia (Jr 12.6); c) Os sacerdotes e oficiais do templo se opuseram e procurava maltratá-lo (Jr 20.1-2; 29.1); d) Os seus compatriotas de Judá os rejeitaram (Jr 23.9; 26.8; 28.1; 29.8); Os ocupantes dos palácios reais e os falsos profetas tentavam neutralizar suas mensagens, usando métodos diversos, no intuito de fazer calá-lo (Jr 36.23,26), sendo lançado numa prisão (Jr 37), numa cisterna (Jr 38), e levado para o Egito contra a sua vontade (Jr 43). Por fim, se a tradição estiver correta, ele foi apedrejado em Daphne, no Egito, pelo povo que estava irado e impaciente, devido as suas denúncias de idolatria. Tudo isso, contribuiu para que Jeremias se tornasse o profeta mais sofrido e solitário de todos os tempos. Ele próprio disse: “... Olhem ao redor e vejam se há sofrimento maior do que o que me foi imposto...“ (Lm 1.12 NVI).

1. VOCAÇÃO: UM CONVITE PARA SERVIR

Apesar de comumente associarmos o termo vocação a uma aptidão natural e/ou a um chamamento para realização de um serviço específico. A verdadeira vocação não é apenas o dom ou convite em si mesmo, mas a resposta positiva a esse dom ou chamamento. Em outras palavras, vocação é a disposição de atender e realizar determinada missão. Do ponto de vista humano aquele jovem tímido, sensível e retraído não dava sinal de aptidão natural para aquela tarefa tão árdua e difícil (Jr 1.6-7). No entanto, a única coisa que nos desqualifica quando Deus chama, é não atendê-lo. Quando atendemos, Deus assume a responsabilidade de capacitar e executar através de nós. O Senhor prometeu estar com ele: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo, diz o Senhor” (Jr 1.8 NVI); prometeu realizar com ele: “A todos a quem o enviar, você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar” (Jr 1.7b NVI); prometeu também capacitá-lo e fortalecê-lo para resistir aos ataques dos inimigos: "E hoje eu faço de você uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e um muro de bronze, contra toda a terra: contra os reis de Judá, seus oficiais, seus príncipes e povo da terra. Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protegerei, diz o Senhor” (Jr 1.18-19 NVI). Se o Senhor te chamou para alguma missão e você não se sente capaz. Se entregue inteiramente a essa tarefa e Deus se responsabilizará por você. O importante é você atender o convite para servi-Lo.

1.1. O perigo de ser mal compreendido

Ser mal compreendido foi uma das realidades mais presente no ministério profético de Jeremias, e certamente, será também no ministério de todos aqueles que pregam a Verdade. Até nos dias de Hoje, Jeremias, ainda é mal compreendido, principalmente, nos relatos de suas queixas e lamentações (Jr 20.14-18). Quantos não criticam ou ficam horrorizados com Jeremias, quando leem sobre suas invocações de vingança?: “Atende-me, ó Senhor; ouve o que os meus acusadores estão dizendo! Acaso se paga o bem com o mal? Mas eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que eu compareci diante de ti para interceder em favor deles, para que desviasses deles a tua ira. Por isso entrega os filhos deles à fome e ao poder da espada. Que as suas mulheres fiquem sem filhos e viúvas; que os seus homens sejam mortos, e os seus rapazes sejam mortos pela espada na batalha. Seja ouvido o grito que vem de suas casas, quando repentinamente trouxeres invasores contra eles; pois cavaram uma cova para me capturarem e esconderam armadilhas para os meus pés”. (Jr 18.19-22 NVI). Veja ainda Jeremias 11.20; 15.15; 17.18. Não estaria Jeremias apenas pleiteando a justiça e a retidão plena de Deus sobre todos? Não devemos e nem podemos ser injusto e muito menos julgá-lo pelo modelo neotestamentário, pois a sua compreensão de “justiça divina” era compatível com a estrutura que tinha o Antigo Testamento (2 Rs 2.23-25) e não a que tem o Novo Testamento (At 7.60). Talvez não tenha havido em toda história bíblica um profeta tão mal compreendido e impopular como foi Jeremias.

1.2. Vivendo entre inimigos

O que fazer quando todos os esforços e energias são gastos em favor de alguém e estes são retribuídos com provocações, ciladas ou perseguições? Jeremias se propôs viver entre seus patrícios e continuar levando a mensagem de arrependimento e aviso de juízo vindouro, mesmo estes rejeitando o caráter de suas mensagens e de sua pessoa. No entanto, em alguns momentos ele se sentia solitário e certa vez ele expressou seu desejo de se afastar para um lugar deserto para ficar longe de todos. (Jr 9.2). Em outro trecho ele expressa com certo tom de angustia, nunca ter participado de festa ou eventos sociais com os seus patrícios: "Jamais me sentei na companhia dos que se divertem, nunca festejei com eles. Sentei-me sozinho, porque a tua mão estava sobre mim e me encheste de indignação" (Jr 15.17 NVI). Jeremias além de ter feito poucos amigos, também foi privado de casar-se (Jr 16.1). 1.3. Amigos inimigosÉ um sentimento doloroso e conflitante ter nossos familiares ou amigos como nosso inimigo. A lição apresenta alguns exemplos bíblicos de pessoas que tiveram histórias de rejeição de pessoas próximas. No início de seu ministério, por exemplo, Jeremias estava sofrendo perseguições por parte de seus vizinhos nativos (Jr 11.19-21). Isto preocupou e inquietou Jeremias, que foi questionar a Deus. No entanto, Deus revelou que a situação era pior do que ele imaginava, e disse: “Até mesmo os seus irmãos e a sua própria família traíram você e o perseguem aos gritos. Não confie neles, mesmo quando lhe dizem coisas boas” (Jr 12.6 NVI). Não eram apenas os vizinhos ou habitantes de sua cidade nativa que tramavam contra ele, eram também os seus próprios familiares. Essa realidade, com certeza, aumentou mais ainda a sua angustia. No entanto, Deus conforta Jeremias, dizendo que era exatamente assim que ele também se sentia: “Abandonei a minha casa, deixei a minha propriedade e entreguei aquela a quem amo nas mãos dos seus inimigos. O povo de minha propriedade tornou-se para mim como um leão na floresta...”.(Jr 12.7-8 NVI). Dificilmente refletimos sobre as decepções que o Senhor também experimenta.

2. JEREMIAS LAMENTA SUA CONDIÇÃO

Os escritos de Jeremias não são apenas uma combinação de história e profecia, mas também de autobiografia. Há discretamente uma parte biográfica, que se misturam às demais partes do livro, no qual revela o caráter e as fragilidades do profeta. Devido a isto, sabe-se mais da vida pessoal de Jeremias do que qualquer outro profeta do Antigo Testamento. Enquanto, a maioria costuma esconder seus pontos fracos em suas autobiografias, Jeremias, ao contrário, não esconde suas crises e solidão (Jr 9.2; 11.20; 15.15; 17.18; 18.19-22; 20.14-18).2.1. Pare de reclamar e comece a viver

No capítulo 12, por exemplo, depois sofrer uma conspiração do povo de sua cidade natal, Jeremias questiona Deus querendo entender o motivo pelo qual Ele tolerava a perversidade e os permitia que prosperassem (Jr 12.1-2). No entanto, a resposta do Senhor àquela angustia de Jeremias, não foi como ele esperava. Ao invés de confortar Jeremias, que estava ameaçado de morte (Jr 11.19-21), o Senhor faz uma pequena repreensão, dizendo: "Se você correu com homens e eles o cansaram, como poderá competir com cavalos? Se você tropeça em terreno seguro, o que fará nos matagais junto ao Jordão?"(Jr 12.5 NVI). Na verdade, Deus estava chamando a atenção de Jeremias por ter ficado abatido com uma “pequena” provocação que estava sofrendo. Deus estava combatendo em Jeremias a autopiedade. Como servos de Deus, devemos ter cuidado e cautela e evitarmos sentir pena de nós mesmos. Parafraseando o texto acima, Deus estava dizendo para Jeremias: Pare de reclamar e se prepare para as próximas! Estas são apenas para te fortalecer, afim de que você possa suportar as outras que virão! Se você já está assim por conta dessas pequenas provações, como poderá enfrentar outras piores, que ainda estão por vir?(Jr 12.5-6).

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com/2017/04/jeremias-suas-crises-e-solidao.html Acesso em 17 abr. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.