Jovens e Adultos Betel

Lição 3 - Jovens e Adultos - Betel - A oferta de manjares

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2018

Jovens e Adultos - Betel - Levítico: o ministério sacerdotal levítico e sua relevância para a Igreja

COMENTARISTA: FERNANDO LUIZ VIANA ALVES

COMENTÁRIO: PR. JOSÉ VALMIR MENDES DE OLIVEIRA

LIÇÃO Nº 3 - A OFERTA DOS MANJARES

...

INTRODUÇÃO

A oferta de manjares acompanhava todos os holocaustos e era um presente de agradecimento a Deus. Ela lembrava ao povo que seu alimento procedia de Deus e que eles deviam, portanto, sua vida a Ele.

1. OS INGREDIENTES DA OFERTA

Eram três os tipos de ofertas de manjares oferecidos a Deus: 1) a flor de farinha com azeite e incenso; 2) bolos cozidos ou obreiras (bolos muito finos) untados com azeite; e 3) grãos de cereais tostados com azeite e incenso. A ausência de fermento simbolizava a ausência de pecado e o azeite representava a presença de Deus. Parte da oferta de manjares era queimada no altar como sacrifício a Deus e o restante se destinava à provisão dos sacerdotes. A oferta de manjares ou oferta de cereais tipifica Cristo em Seu viver humano. A fina flor de farinha, elemento principal da oferta de cereais, significa a humanidade de Cristo, que é fina, perfeita, tenra, equilibrada e adequada de toda a maneira, ou seja, sem qualquer excesso ou deficiência. A fina flor de farinha da oferta de manjares era produzida a partir do trigo que tinha passado por muitos processos, que significam os vários sofrimentos de Cristo que O fez “um homem de dores”; como bem registrou o profeta Isaías no capitulo 53, verso 3: “Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso”.

2. TRAZENDO A OFERTA AOS SACERDOTES

Grãos e espigas verdes esmagados e tostados com azeite constituíam o alimento típico da maioria das pessoas. Por isso esta oferta era um símbolo da alimentação diária do povo. Ao trazer a oferta (mesmo uma pessoa pobre poderia oferecê-la), o povo estava reconhecendo a Deus como o seu Provedor. Deus se agrada da motivação e dedicação com que as pessoas lhe ofertam. Todas as ofertas de manjares eram oferecidas e queimadas sobre o altar, significando que Cristo, em sua humanidade, também seria oferecido a Deus, como alimento, por meio do fogo testador. O fogo em Levítico 2 significa o Deus consumidor, não para julgamento, mas para aceitação. O consumir da oferta de manjares pelo fogo significa que Deus aceitou Cristo como Seu alimento de cheiro suave. Por meio das ofertas, o povo exercitava sua dependência de Deus, pois o povo entregava a Ele parte de sua colheita (sua subsistência); e diziam com isso: Deus nossa real provisão vem somente de Ti. Além disso, o povo demonstrava com ações concretas sua gratidão ao todo poderoso. Por outro lado, o sacerdote, que também era adorador, tinha o dever de também oferecer sua gratidão à Deus além de garantir que as ofertas dedicadas ao Senhor seriam empregadas seu sua obra e não em deleites pessoais.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com/2018/01/a-oferta-de-manjares-comentarios.html Acesso em 15 jan. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.