Lição 13 - Jovens e Adultos - Betel - A atualidade dos dons espirituais

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO MADUREIRA - SAMAMBAIA SUL/DF

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Doutrinas fundamentais de Cristo: o legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar na doutrina dos apóstolos

COMENTARISTA: ABNER DE CÁSSIO FERREIRA

COMENTÁRIO: PROF.ª JOANA D"ARC DA SILVA PINHEIRO

LIÇÃO Nº 13 - A ATUALIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS

1. OS DONS ESPIRITUAIS E A IGREJA

Os dons espirituais são concedidos pelo Espírito aos membros do corpo de Cristo, os dons eram indispensáveis no ministério e na vida da igreja primitiva. DEUS quer que esses dons continuem em ação na igreja até a volta de Jesus.

1.1. O evangelho chega em Corinto

Corinto ficava bem próxima de Atenas e lá ficava um dos mais importantes portos da época, o porto de Cencreia. A cidade de Corinto era cosmopolita, isto é, existiam pessoas de vários países diferentes, o mundo inteiro estava dentro dela. Era uma cidade com rota comercial importante e o comércio do mundo passava por ali. Implantar uma igreja em Corinto era abrir janelas de evangelização para o mundo, era, também, uma cidade importantíssima na área dos esportes, devido a isso, atraía gente do mundo inteiro para a prática esportiva. Não somente isso, Corinto era uma cidade com muitos deuses e muitos ídolos. Para o apóstolo Paulo, evangelizar Corinto era um plano estratégico, pois o evangelho a partir de Corinto poderia se espalhar e alcançar o mundo inteiro. Em dias de extrema indiferença espiritual, precisamos vivenciar o avivamento que Paulo experimentou quando anunciou o evangelho em Corinto, assim, poderemos transformar vidas e alterarmos destinos eternos, pois o evangelho ainda é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. (Rm 1.16).

1.2. Características da igreja em Corinto

A igreja de Corinto foi fundada pelo apóstolo Paulo em sua segunda viagem missionária, onde pregou o evangelho de Cristo por um ano e seis meses (At 18.11), de início, no capítulo um encontramos a falta de unidade na igreja, havia vários grupos dentro dela, aqueles que diziam: “Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo”. Então, Paulo pergunta: “Acaso, Cristo está dividido?” (1 Co 1-13). A igreja de Corinto estava cercada por problemas, porém, em 1 Coríntios 1.2, o apóstolo Paulo escreve: “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso”. Chama-nos a atenção sendo a igreja de Corinto com tantos problemas, o apóstolo Paulo se referir a ela como sendo “a igreja de Deus que está em Corinto”, isso nos mostra que a igreja não foi criada por vontade ou mão humana, por isso até hoje ela permanece firme como o alicerce da verdade aqui na terra, pois a natureza da igreja é espiritual e divina. Além de divisões, outras características negativas rondavam a igreja de Corinto: a igreja de Corinto era abundante em dons espirituais (l Co 1.7), porém não eram utilizados de forma equilibrada, visando o crescimento da obra do Senhor. Os crentes exerciam os dons para demonstrar níveis de maturidade e de santificação, tornando-se assim, carnais (I Co 3.1), igno¬rantes (I Co 12.1) e meninos (I Co 14.20). Coisas boas também caracterizavam a igreja de Corinto, vejamos: a) Havia crentes “santificados em Cristo” (I Co 1.2); b) Paulo dava “graças ao meu Deus” pelos crentes de Corinto, apesar de seus problemas (I Co 1.4); c) Paulo chama os crentes coríntios de “irmãos”, apesar de muitos deles, na Segunda Epísto¬la, falarem mal da pessoa de Paulo e do seu ministério (I Co 1.10.11); d) Os crentes de Corinto, de um modo geral, com suas fraque¬zas, defeitos, falhas e pecados, pertenciam a Cristo, porque foram salvos por Ele (I Co 1.30); e) Os crentes de Corinto melho¬raram à medida que o apóstolo e pai na fé, Paulo, os admoestava biblica¬mente (I Co 11.2).

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: http://www.ebd316.com/2017/12/a-atualidade-dos-dons-espirituais.html Acesso em 20 dez. 2017