Jovens e Adultos Betel

Lição 6 - Jovens e Adultos - Betel - A grande e perfeita salvação de Cristo Jesus II

ASSEMBLEIA DE DEUS - PORTO VELHO/RO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Doutrinas fundamentais de Cristo: o legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar no ensino dos apóstolos

COMENTARISTA: ABNDER DE CÁSSIO FERREIRA

COMENTÁRIO: EV. CLÁUDIO ROBERTO DE SOUZA

LIÇÃO Nº 6 - A GRANDE E PERFEITA SALVAÇÃO DE CRISTO JESUS

...

INTRODUÇÃO

Nesta lição abordaremos a Doutrina da Salvação (Soteriologia). Para a grande maioria dos teólogos, não é somente uma doutrina fundamental da fé cristã, mas uma das principais.

A doutrina da salvação, se preocupa em estudar o plano salvífico (Ef 1.3-14), da obra de Jesus Cristo (Rm 3.24-26) e da aplicação da salvação ao homem (Ef 2.8-10), de acordo com a Escritura.

O termo ‘salvação’ procede do grego ‘soteria’ e pode ser traduzido por ‘salvação’, ‘libertação’ e‘preservação’.

Em Lucas 1.69,71 – “E nos levantou uma salvação poderosa na casa de Davi, seu servo, como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo, para nos livrar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos aborrecem” e Hebreus 11.7 – “Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé”; o vocábulo é usado com o sentido de ‘livrar’ ou‘preservar de um perigo eminente’.

A palavra equivalente utilizada no Antigo Testamento é ‘yeshûâ’ (o nome de Jesus no grego, procede desse termo hebraico – Mt 1.21), isto é, ‘salvação’, ‘livramento’.

O termo hebraico é usado em Gênesis 49.18 – “A tua salvação espero, ó SENHOR!”, como referência à salvação do Senhor (Dt 32.15; I Sm 12.1) e em Ezequiel 37.23 – “E nunca mais se contaminarão com os seus ídolos, nem com as suas abominações, nem com as suas prevaricações; e os livrarei de todos os lugares de sua residência em que pecaram e os purificarei; assim, eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.” com o significado de ‘livrar’ dos pecados.

Portanto, salvação, quer no Antigo ou Novo Testamento, significa libertação, livramento ou preservação de um perigo eminente!

Todo o projeto de salvação do homem e execução do mesmo, originou-se em Deus. É Ele o autor e quem assina tal projeto.

Assim como a própria vida é um dom de Deus, a salvação é dom que dá vida espiritual a criação física, isto é, o homem.

Em nenhum momento, Deus esteve pressionado ou sentiu-se na obrigação de resgatar o homem caído (pecado original no Éden – Gn 3), mas de forma voluntária e em um gesto sublime do mais alto grau de amor, Ele decidiu espontaneamente conceder ao homem o Seu favor, mesmo que nenhum de nós merecêssemos – “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. (Rm 5:8).

Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.

Fonte: https://ebdcomentada.com.br/wp/blog/betel-adulto-4o-trimestre-2017-licao-6-grande-perfeita-salvacao-jesus-cristo/ Acesso em 01 nov.2017

Copyright © 2003 - 2017 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.