Jovens e Adultos Betel

Lição 5 - Jovens e Adultos - Betel - É necessário nascer de novo II

ASSEMBLEIA DE DEUS - PORTO VELHO/RO

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2017

Jovens e Adultos - Betel - Doutrinas fundamentais de Cristo: o legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar no ensino dos apóstolos

COMENTARISTA: ABNDER DE CÁSSIO FERREIRA

COMENTÁRIO: EV. CLÁUDIO ROBERTO DE SOUZA

LIÇÃO Nº 5 - É NECESSÁRIO NASCER DE NOVO

...

INTRODUÇÃO

Nesta lição iremos falar sobre o novo nascimento, isto é, abordaremos outra sub-doutrina da Salvação (Soteriologia), que é conhecida como a doutrina da Regeneração.

Atuando em conjunto com o arrependimento que por sua vez, atua em conjunto com a fé em Jesus Cristo, a regeneração é o ato divino que proporciona ao homem arrependido dos seus pecados, experimentar uma mudança interior radical – o novo nascimento.

Abiel Vandyson afirma que a maior evidência do novo nascimento na vida de um homem é que ele agora passa a viver para Deus, Cristo vive nele e por isso ele não sente mais desejo algum de realizar o seu próprio querer. A regeneração faz a alma do homem voltar-se completamente à Deus.

1 – O NOVO NASCIMENTO E SUA ESSÊNCIA

Novo nascimento é a nova vida que Deus concede ao homem – Regeneração.

Etimologicamente ‘regeneração’ significa ‘gerar de novo, ‘nascer outra vez’.

Teologicamente ‘regeneração’ é a obra fundamental e instantânea de Deus; que concede gratuitamente ao pecador uma nova vida espiritual através dos méritos de Cristo. É a natureza divina operando no crente por intermédio da ação do Espirito Santo (II Pe 1.1-5).

O homem que outrora estava morto em seus próprios pecados e delitos (Ef 2.1), é vivificado e assim renascido em Deus; é feito nova criatura (II Co 5.17; Gl 6.15), restabelecendo a comunhão com o Criador, e desta forma, está apto a servi-lo em seu reino.

A imagem e semelhança de Deus corrompida pelo pecado é recriada “em verdadeira justiça e santidade”(Ef 4.24).

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

Fonte: https://ebdcomentada.com.br/wp/blog/betel-adulto-4o-trimestre-2017-licao-5-necessario-nascer-novo/ Acesso em 25 out. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.