Jardim, Maternal e Berçario

Lição 11 - Maternal - Papai do céu dá o melhor para o seu amigo

CPAD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2021

Maternal - Vamos conhecer o livro do começo?

COMENTARISTA: MARTA DORETO

COMENTÁRIO: PROF.ª TELMA BUENO

LIÇÃO Nº 11 – O PAPAI DO CÉU DÁ O MELHOR PARA O SEU AMIGO

Objetivo da lição: Suscitar nas crianças a confiança na vontade divina.

Para guardar no coração: “Só eu conheço os planos que tenho para vocês [...].” (Jr 29.11)

Perfil da criança

“Uma característica sócio/emocional não apreciável da criança do maternal é o egoísmo (que se manifesta até por volta dos cinco anos). É comum vermos pais constrangidos diante de um filho que quer arrancar o brinquedo ou o biscoito de outra criança. Por sua vez, os pais daquela criança angelical ficam desapontados ao vê-la negar-se a partilhar seu brinquedo ou biscoito com outro pequenino.

Isto não deve ser encarado como um defeito, mas como aquilo que de fato é: uma característica passageira, própria desta idade. Chamar a criança de “egoísta” só servirá para reforçar esta atitude, correndo-se o risco de realmente transformá-la numa pessoa assim. Tenhamos em mente que isto é natural numa criaturinha que, por enquanto, só sabe pensar em termos de “eu” e “meu”. Ela aprende estas duas palavrinhas antes de aprender “você” e “seu”.

Outra atitude que pode parecer egoísta, mas tem uma explicação, é quando uma criança despreza o brinquedo que tem nas mãos, e exige o que está com o colega. Na verdade, ela só quer experimentar a sensação de segurar ou brincar com o outro objeto, ainda que ele seja igual ou inferior ao seu. Inconscientemente, ela quer sentir o que o outro está sentindo. Alias, esta é a fase em que procura experimentar coisas novas para ter sensações novas, sejam elas táteis, gustativas, visuais, auditivas ou olfativas” (Marta Doreto).

Atividade

Providencia cópias da folha de atividade abaixo. Convide as crianças para irem até o Cantinho de Atividade. Mostre a folha e pergunte: “Qual o nome desse animalzinho?” Isso mesmo, é ovelha. Vamos falar juntos? O-ve-lha! Fale que o Papai do Céu é bom e que Ele deu muitas ovelhas para Abraão e Ló. Providencie lápis preto e giz de cera. Oriente as crianças para que risquem a ovelha maior e circule a menor. Depois elas podem pintar o desenho.

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para que leiam (em uma bíblia infantil) a história de Abraão e Ló que se encontra em Gênesis 13.7-18.

 

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Fonte:http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/maternal/867-licao-37.html Acesso em 06 set. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.