Lição 8 - Jardim de Infância - O meu amigo abre o caminho

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2019

Jardim da Infância: O meu amigo guarda e cuida do Seu povo

COMENTARISTA: VERÔNICA ARAÚJO

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 8 – O MEU AMIGO ABRE O CAMINHO

Objetivo:

Professor (a) ministre sua aula de forma que possa conduzir seus alunos a CRER no poder de Deus que pode fazer grandes coisas para cuidar de seu povo.

Memória em ação:

" Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita." (Sl 16.11 - NVI)

Explorando a Bíblia

Após a saída do Egito, o povo inicia a sua marcha pelo deserto, mas esse ambiente não oferecia condições favoráveis de vida. Há falta de água, de comida, perigos externos, perigos internos. Diante dessa realidade, as queixas não demoram a chegar e com elas vêm a tentação de olhar para trás. O povo volta-se a Moisés e o culpa pelas privações que passa, pede contas a Deus e quase desanima, sente-se tentado a desistir de empreender a viagem rumo à libertação.

Durante a caminhada pelo deserto, Moisés assume várias funções, mas a de maior peso é a de ser pastor. Na condição de pastor ele guia o seu povo e o protege dos perigos, sobretudo do perigo de ceder à tentação do desânimo. Disposto a defender o seu povo, Moisés representa o verdadeiro pastor de Israel.

Mas Moisés é também o intercessor do povo junto a Deus. Ele recorre imediatamente a Deus quando se encontra frente a um problema ou dificuldade. Há muitos textos que o apresentam em atitude de oração. Moisés é antes de tudo um homem que dialoga com Deus. Com frequência, eleva a Deus suas preces em sinal de confiança e consciente de sua condição de mediador, pois sabe que é um instrumento nas mãos daquele que o chamou.

É Deus quem liberta o povo, porém, o liberta tendo Moisés como mediador. Todo o poder de Moisés foi dado por Deus. Ninguém se igualou a ele em toda a história de Israel, ninguém realizou tantos prodígios. E ninguém, como Moisés, conversou com o Senhor face a face.

Aplicação

Professor (a) enfatize aos pequenos que seja qual for a situação, dolorosa, sofrível, fatigante ou desesperadora. E assim como o povo hebreu lancemo-nos nos braços de Deus, Ele sempre cuida de nós.

Oficina criativa

Imprimir o desenho no link abaixo para os pequenos fazer a atividade

copie o link e cole no navegador

http://www.jesusnosama.com.br/criancas/atividades/moises2.jpg

Fontes Consultadas:

Bíblia na Linguagem de Hoje

Bíblia da Galerinha

Bíblia de Estudo Pentecostal.

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jaciara da Silva