Lição 13 - Maternal - Quando eu oro, o Papai do céu sempre ouve

Imprimir

CPAD

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Maternal - Vamos orar?

COMENTÁRIO: PROF.ª TELMA BUENO

LIÇÃO Nº 13 – QUANDO EU ORO, O PAPAI DO CÉU SEMPRE OUVE

Objetivo da lição:

Que o aluno compreenda que o Senhor ouve as nossas orações.

Para guardar no coração: “Pois tu responde às orações [...]” (Sl 65.2).

Perfil da criança

“A criança do maternal está numa fase de rápido desenvolvimento físico, e seus músculos exigem ação. Por muito comer e dormir, acumula energia, que precisa ser desgastada de alguma forma. Isto explica a sua agitação.

O professor deve fazer desta necessidade de mexer-se uma aliada do aprendizado. Promova atividades físicas durante a aula, dando oportunidade à criança de saltar, abaixar, levantar, olhar, atirar coisas, etc. Por outro lado, ela também se cansa com facilidade, e carece de períodos de descanso.

Outro fato que merece particular atenção é a facilidade que elas têm de adoecer. A sala de aula deve ser bem arejada e iluminada, sem correntes de ar, calor excessivo, ou poeira. Um ambiente saudável evita contágios (Marta Doreto)”.

Subsídio Professor

“Esta lição encerra o trimestre, e é, portanto, uma boa ocasião para refletir sobre o seu trabalho com os pequeninos de Cristo.

Nem todos têm consciência da importância de uma classe bíblica para o maternal. Nem todos conhecem a finalidade do trabalho realizado com as crianças desta faixa etária. Alguns pensariam que os professores ocupam-se de entretê-las para que os papais e mamães assistam tranquilamente a aula em suas classes. Muita gente pensa que os pequeninos ficam fazendo “desenhinho”, brincando e tomando “lanchinho”. É claro que estas atividades também fazem parte de sua aula, mas o objetivo do trabalho realizado por seus professores vai muito além, e é muito mais elevado: o professor ocupa-se de ganhá-los para Cristo, e edificá-los na Palavra de Deus, preparando-os para uma vida de serviço ao Senhor.

Certamente é isto o que você tem feito, e oramos para que não o faça de modo mecânico, mas aplicando nesta sublime missão a mente e o espírito. Traga sempre no coração a principal finalidade de suas aulas: conduzir os pequeninos à salvação; e depois de salvos, eles devem crescer no conhecimento da Palavra de Deus e em seu relacionamento com Ele.

Portanto, este trabalho não exige apenas dedicação ao preparo de lições e visuais, mas também dispêndio de tempo em oração. Reserve tempo para orar individualmente por seus alunos, mencionando diante de Deus as suas necessidades específicas. Com um pouco de observação e a iluminação do Espírito Santo, é fácil notar quais alunos já têm Jesus como Salvador e vivem uma vida cristã, apesar da pouca idade, e quais ainda não experimentaram a salvação. Ore e empenhe-se para que todos venham a ser salvos. Ore para que Deus lhes aprofunde o entendimento das coisas espirituais e para que desfrutem desde já de um íntimo relacionamento com o Senhor (Marta Doreto).”

Oficina de Ideias 2

“Que tal preparar a “janelinha do tempo”? Este é um recurso útil para as crianças observarem a mudança do tempo.

Numa cartolina faça uma linha vertical e outra horizontal dividindo-a em quatro retângulos e em cada um deles desenhe conforme o modelo. Em outra folha de cartolina risque também uma linha vertical e uma horizontal e recorte um dos retângulos fazendo um tipo de “janela”. Coloque esta folha sobre a primeira prendendo-as ao meio com um colchete (bailarina). Girar a folha de cima e deixar aparecer somente o desenho que se relacionar com o tempo apresentado naquele dia (Marta Doreto).”

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Fonte:http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/maternal/750-licao-27.html Acesso em 23 jun. 2017.