Jardim, Maternal e Berçario

Lição 8 - Jardim de Infância - Um cego volta a ver

ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO-SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2021

Jardim de Infância - O meu amigo Jesus é poderoso

COMENTARISTA: KAREN BANDEIRA

COMENTÁRIO: PROF.ª JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 8 – UM CEGO VOLTA A VER

Texto Bíblico: Lc 18.35-.3

Objetivo

Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a desenvolver hábito de orar diariamente a Deus. Orar é conversar com Deus, assim como conversamos com nossos amigos. Fale como é maravilhoso termos por amigo a Deus.

Versículo do dia

“"Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta". (Mt 7.7 – NTLH)

Buscar a Deus requer perseverança. Não devemos desistir e sim continuarmos a bater através da oração.

História Bíblica

Quando esta história aconteceu, Jesus e Seus amigos, haviam ido para uma cidade chamada Jericó. Era uma região muito bonita. A Bíblia diz que ali havia doze fontes de água muito limpa e setenta palmeiras bem verdinhas.

Várias pessoas aguardavam para conhecer Jesus, e ver Ele realizar algum milagre. Mas havia um homem cego chamado Bartimeu que queria muito, muito mesmo chegar perto de Jesus, ele dizia consigo: "Vou pedir pra Ele me curar".

Vocês sabem o que é ser cego? Sim, é uma pessoa que não pode ver; não pode enxergar como nós enxergamos. Naquele tempo não havia óculos especiais para ajudar a enxergar alguma coisa, nem escolas ou livros especiais para cegos. Também não havia trabalho para pessoas com alguma dificuldade. Por isso, todos os dias, alguém levava Bartimeu e o deixava lá na beira do caminho, com o seu chapéu estendido, pedindo uma esmola às pessoas que passavam.

Bartimeu se esforçou para chegar onde Jesus estava passando, mas era difícil devido a sua deficiência e a multidão que afluía para ver o Messias. Ele nem podia vê-lo quando se aproximava. E quando ouviu o barulho das pessoas, presumiu que Jesus passava, então começou a dizer bem alto:

- Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!

Ele havia escutado algumas histórias sobre as pessoas que haviam sido curadas por Jesus. Sim, ele escutava muito bem, e estava com muita vontade de encontrar Jesus, de maneira que não podia perder essa oportunidade. Porém, as pessoas que vinham acompanhando Jesus começaram logo a dizer que esse homem ficasse calado.

- Já basta Bartimeu... fica calado!... Por favor, não faças tanto barulho!

- Bartimeu, tu não deves incomodar a Jesus!

Mas, de repente, sabem o que aconteceu? Jesus parou de caminhar e pediu que Bartimeu viesse para perto Dele. Bartimeu ficou tão feliz, que se pôs em pé num salto, para estar junto de Jesus. Quando Jesus perguntou o que Bartimeu queria, sabem o que ele pediu?

- Mestre, que eu torne a ver...

Então Jesus disse a Bartimeu:

- “Vai, a tua fé te salvou.” E imediatamente Bartimeu começou a ver novamente. Ele não se cansava de olhar a cor das flores, os peixes no lago, os passarinhos nos galhos das árvores e as pessoas que o admiravam assombradas. Especialmente, foi maravilhoso ver o rosto de Jesus. Sim, o rosto de quem o havia curado. Bartimeu ficou tão feliz, que em vez de voltar para sua casa, seguiu a Jesus pelo caminho.

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que como Bartimeu, você também pode falar com Jesus. Hoje, quando a gente ora, estamos conversando com Jesus. Ele espera que você Lhe diga o que quiser e sempre confie Nele. O Senhor sempre nos responde, nem sempre com um sim; pode ser um não ou espere. Ele sabe o que é melhor para nós, por isso podemos confiar sempre que tudo o que Ele fizer será o melhor para nós

Atividade desafio

Com uma venda tape os olhos de um dos alunos e brinque com a classe. Faça com que uma criança fique escondida e a que foi vendada irá tentar chegar até a escondida. Enfatizando a dificuldade que Bartimeu teve para chegar até onde Jesus estava.

Fontes consultadas:

Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB

Bíblia NTLH – SBB

Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

Enciclopédia Bíblica de Trabalhos Manuais, De Gênesis a Apocalipse. Vol 2. Editora Shedd, julho, 2009.

Colaboração para Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.