Jardim, Maternal e Berçario

Lição 1 - Jardim de Infância - A casa do meu amigo é a Igreja

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2021

Jardim da Infância: A casa do meu amigo

COMENTARISTA: VERÔNICA DE OLIVEIRA

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 1 – A CASA DO MEU AMIGO É A IGREJA

Texto Bíblico: Ex 40.17-35; 1 Rs 8.1-21.

Ao Mestre

Prezado (a) estamos iniciando mais um trimestre, é imprescindível que o façamos com nosso espírito renovado na Presença e Unção do Senhor Jesus. Dedique todos os dias um tempo para estar orando e meditando na Palavra de Deus, é a única forma de nos mantermos vivos espiritualmente. Hoje me nossas igrejas, há muitos que “que têm nome de que vives e estás morto” (Ap 3.1), exatamente porquê não se alimentam da Palavra de Deus.

Nós, que fomos chamados para sermos professores de EBD (Escola Bíblica Dominical) não devemos ser assim. Como ensinaremos o que não sabemos. Como iremos conduzir nossos pequenos à Cristo se nós mesmos não O conhecemos?

Lembremo-nos do conselho paulino: “... O que ensina esmere-se no fazê-lo”. (Rm 12.7- ARA).

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam aprender que a primeira Igreja foi uma tenda. Feita para que o povo se reunisse para cultuar e adorar a Deus.

Para memorizar:

“Alegrei-me com os que me disseram: "Vamos à casa do Senhor!". (Sl 122.1 - NVI)

Aprendendo a Bíblia

Crianças vocês sabiam que antigamente a igreja não era como essa nossa? – não sabiam?

Pois bem, há muito tempo atrás, Deus escolheu Moises para liderar o Seu povo, os israelitas. Para chegar ao seu país, eles tinham de viajar pelo deserto – já pensaram? Em meio ao calor intenso.

Nesta época, não tinham casas, eles moravam em tendas, sabe aquelas barracas de acampamento de férias? Eram quase iguais.

O povo de Israel precisava de um bom lugar para cultuar a Deus, assim Deus que tudo sabe, disse a Moisés:

__ Moisés, construa uma tenda bem grande, uma muito especial para ser o local onde você e todo o povo me preste culto. Eu te darei as medidas e você fará do jeito que eu mandar.

Quando Moisés disse ao povo o que Deus havia dito, todos se alegraram e desejaram contribuir com o que tinham para a construção da grande tenda. Todos foram correndo para a sua barraca e trouxeram ouro, prata, tecidos, madeira, pedras preciosas. E logo a grande tenda começou a ser construída, a qual recebeu o nome de Tabernáculo.

Um tabernáculo é como uma igreja, um lugar para encontrar Deus. O tabernáculo era a estrutura que os israelitas construíam para a adoração. Depois do Êxodo, o povo israelita acabou vagando pelo deserto por quarenta anos. Juntamente com os Dez Mandamentos, Deus deu a Moisés instruções bem detalhadas em Êxodo (capítulos 25-40) de como o povo tinha que construir o tabernáculo e adorar a Deus. Apesar de ser muito luxuosa, essa estrutura era completamente portátil. Toda vez que os israelitas mudavam o seu acampamento de lugar, o tabernáculo mudava com eles. Por ser portátil, o tabernáculo também servia como um símbolo de que Deus andava com o povo de Israel

Assim foi até que eles chegaram ao seu país. Lá Deus ordenou que se fizesse um templo. O rei Salomão foi quem construiu. Ele então contratou os melhores profissionais, pois disse que o templo deveria ser muito bonito por dentro e por fora, pois Deus merece o melhor.

O Rei Salomão começou a construir o templo no quarto ano de seu reinado seguindo o plano arquitetônico transmitido por Davi, seu pai. Em troca de trigo, cevada, azeite e vinho, Hiram ou Hirão, o rei de Tiro, forneceu madeira do Líbano e operários especializados em madeira e em pedra.

Os materiais aplicados foram essencialmente a pedra e a madeira. Os pisos foram revestidos a madeira de junípero (ou de cipreste segundo algumas traduções da Bíblia) e as paredes interiores eram de cedro entalhado com gravuras de querubins, palmeiras e flores. As paredes e o teto eram inteiramente revestidos de ouro. (1Rs 6.15,18,21,22,29)

Os trabalhadores fizeram tudo como o rei Salomão mandou. Trabalharam e trabalharam. O trabalho prosseguiu por sete anos. Tiveram tanto cuidado que não fizeram nenhum barulho. Sempre que tinham de martelar ou serrar, faziam fora do local onde ficaria o templo.

Estão vendo crianças, na Casa de Deus, não se deve correr, gritar, fazer bagunça. Devemos ter reverencia no local onde Deus se faz presente e fala conosco. Assim o lindo templo ficou pronto e todos iam adorar ao Senhor Deus com muita alegria cantavam e agradeciam a Deus por tudo que ELE faz por nós

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que Reproduza o desenho do Templo (abaixo ou do link abaixo) e monte um quebra cabeça para as crianças. Explicando que este outro templo estava construído no tempo em que Jesus era pequeno como eles, e foi no templo cultuar a Deus, Seu Pai.

http://1.bp.blogspot.com/-ED-ntPLaT9A/U97hDznWAZI/AAAAAAAAARA/CHN67E72NvY/s1600/templo-de-salom%C3%A3o.jpg

 

 

Oficina criativa

Imprimir o desenho do Tabernáculo no link abaixo para os pequenos fazer a atividade

ou, se preferir, copie o link e cole no navegador

http://1.bp.blogspot.com/-6d6dK3bONas/VRFguYEBAII/AAAAAAAAIdM/BhQ44mwvMB4/s1600/Tabern%C3%A1culo%2B-%2Batividade.jpg

Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.