Lição 13 - Maternal - Lídia ajuda Paulo e Silas

Imprimir

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2020

Maternal - Vamos ajudar?

COMENTARISTA: MARTA DORETO

COMENTÁRIO: PROF.ª TELMA BUENO

LIÇÃO Nº 13 – LÍDIA AJUDA PAULO E SILAS

Objetivo da lição: Despertar na criança o desejo de ajudar os missionários, e levá-la a contribuir para o seu sustento.

Para guardar no coração: “Quem [...] der ainda que seja um copo de água fria ao menor dos meus seguidores, certamente receberá a sua recompensa.” (Mt 10.42)

Perfil da criança do maternal

“A criança do maternal está numa fase de rápido desenvolvimento físico, e seus músculos exigem ação. Por muito comer e dormir, acumula energia, que precisa ser desgastada de alguma forma. Isto explica a sua agitação.

O professor(a) deve fazer desta necessidade de mexer-se uma aliada do aprendizado. Promova atividades físicas durante a aula, dando oportunidade à criança de saltar, abaixar, levantar, olhar, atirar coisas, etc. Por outro lado, ela também se cansa com facilidade, e carece de períodos de descanso.

Outro fato que merece particular atenção é a facilidade que elas têm de adoecer. A sala de aula deve ser bem arejada e iluminada, sem correntes de ar, calor excessivo, ou poeira. Um ambiente saudável evita contágios” (Marta Doreto).

Oficina de ideias

“Que tal preparar a ‘janelinha do tempo’? Este é um recurso útil para as crianças observarem a mudança do tempo.

Numa cartolina faça uma linha vertical e outra horizontal dividindo-a em quatro retângulos e em cada um deles desenhe conforme o modelo. Em outra folha de cartolina risque também uma linha vertical e uma horizontal e recorte um dos retângulos fazendo um tipo de “janela”. Coloque esta folha sobre a primeira prendendo-as ao meio com um colchete (bailarina). Girar a folha de cima e deixar aparecer somente o desenho que se relacionar com o tempo apresentado naquele dia” (Marta Doreto).

Hora de brincar

“Com as crianças sentadas em círculo faça a seguinte brincadeira: Cante uma música alusiva ao tema enquanto a Bíblia vai passando de mão em mão. Quando a música parar, a criança deverá dizer algo relativo ao que aprendeu sobre a Bíblia durante o trimestre ou na aula de hoje. Vale também fazer uma declaração de amor a Bíblia. Inicie a atividade dando alguns exemplos: “A Bíblia é o Livro de Deus”; “A Bíblia fala de Jesus”; “A Bíblia conta muitos milagres”. Ou, simplesmente: “Eu amo a Bíblia”; “Quero aprender a Bíblia”; “Vou pedir ao papai para comprar uma Bíblia” (Mônica Varela).

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Atos 16.12-40.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/maternal/1134-li%C3%A7%C3%A3o-13-l%C3%ADdia-ajuda-paulo-e-silas.html Acesso em 20 set. 2018