Jardim, Maternal e Berçario

Lição 12 - Maternal - Dorcas ajuda os pobres e Pedro ajuda Dorcas

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2020

Maternal - Vamos ajudar?

COMENTARISTA: MARTA DORETO

COMENTÁRIO: PROF.ª TELMA BUENO

LIÇÃO Nº 12 – DORCAS AJUDA OS POBRES E PEDRO AJUDA DORCAS

Objetivo da lição: Mostrar à criança que ela pode ajudar o próximo com aquilo que é capaz de fazer ou simplesmente conversar.

Para guardar no coração: “[...] Quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.” (1 Jo 4.21)

Seja bem-vindo

“Receba os alunos com alegria e gentileza. O seu semblante e a sua postura devem irradiar o amor e a benignidade do Senhor. A aula trata a respeito da bondade de Dorcas em ajudar os necessitados, e como todos os ensinamentos, este será melhor comunicado pelo seu exemplo que por suas palavras.

Adoração

Para adorar ao Senhor, e reforçar o ensino da lição, cante com os alunos esta adaptação do cântico “Meu Bom pastor” (Cântico de Salvação para Crianças da APEC). Você pode também ensinar outra canção que fale de bondade.

Com ele aprenderei

A ser sempre bondoso.

Alguém ajudarei,Sempre, sempre.

Com Cristo aprenderei.

Sempre, sempre,

Alguém ajudarei.

A nossa bondade é simplesmente um reflexo da bondade de Deus. Leve as crianças a exaltar a bondade do Pai Celeste com mais este cântico:

Meu Deus é Bom Pra Mim

Vaninha

Meu Deus é bom pra mim

Comigo vai

Tão forte brilha o sol

Que a chuva cai

<p~>Amor tão grande assim

Só Cristo tem por mim

direi até o fim

Meu Deus é bom pra mim

<>p>Deus é bom pra mim

Deus é bom pra mim

Contente estou seguindo eu vou

Deus é bom pra mim

Compositor: Adap. F. Dutra

Extraído do site www.vagalume.com.br//acesso em 10/09/2018

Momento de ofertar

Explique aos alunos que trazer nossas ofertas à Casa de Deus também significa ser bondoso, pois as ofertas são usadas, também, para comprar coisas às famílias carentes. Pergunte quem sabe cantar um corinho que fale de ofertar. Deixe que a criança cante com as outras, enquanto uma delas recolhe as contribuições.

Sugestão de oração

Papai do Céu, o Senhor é bom! Por favor, coloque a sua bondade em meu coração, para que eu também seja bondoso. Sendo bondoso, eu ajudarei as pessoas e deixarei o Senhor contente. Em nome de Jesus, amém.” (Marta Doreto)

Subsídio professor

Dorcas foi uma mulher bondosa. Então vamos refletir a respeito dessa virtude com o texto da irmã Marta Doreto: “A bondade é uma das virtudes do fruto do Espírito – aquelas virtudes do próprio Cristo que, implantadas em nós pelo Espírito Santo, tornam-nos semelhantes ao Senhor (Gl 5.22,23). Podemos dizer que a bondade é a manifestação exterior da benignidade, que é outro aspecto do fruto do Espírito. A benignidade é aquela qualidade que nos impede de sermos duros e amargos, mesmo quando tratados com rudeza e injustiça; que nos confere uma fala mansa e uma atitude gentil, reveladas no modo como tratamos as crianças, os idosos e os menos capacitados. Acho perfeita a definição de Mathew Henry para benignidade: “Doçura de temperamento, sobretudo para com os inferiores, predispondo-nos a uma atitude afável e cortês, deixando-nos facilmente abordáveis, quando alguém nos magoa”. E a bondade, repetimos, manifesta exteriormente o caráter benigno.

Bondade é enfrentar o fogão no dia daquele almoço especial, sem queixas ou exibicionismo; é carregar pedras para a construção do templo, sem grosserias ou murmurações; é assoar narizes, pôr band-aid em joelhos, e deixar-se tocar por mãozinhas pegajosas, com um sorriso nos lábios; é ajudar no que for preciso em casa, na vizinhança, ou na igreja, sem que o seu nome figure num boletim ou faça parte de uma comissão. A ausência de bondade tira o brilho de qualquer trabalho. Mas a presença da bondade abre espaço para um ministério. Em 1 Coríntios 12.8, na lista dos dons ministeriais, o dom de socorros aparece junto com o de apóstolos, doutores e governos. Socorro é o dom de ajudar, o dom que estende uma xícara de chá ao enfermo, que ajunta roupas e cobertores para agasalhar o necessitado, que escreve uma carta para o analfabeto enviar ao parente distante, que distribui sopa quente aos moradores de rua, na noite gelada, que abre a porta do lar para hospedar o missionário... Como alguém já definiu, “bondade é o amr em ação” (Marta Doreto).

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Atos 9.36-43.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/maternal/1121-li%C3%A7%C3%A3o-12-dorcas-ajuda-os-pobres-e-pedro-ajuda-dorcas.html acesso em 13 set. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.