Jardim, Maternal e Berçario

Lição 12 - Jardim de Infância - Os amigos que cantaram na prisão

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018

Jardim da Infância: Amigos de Deus em o Novo Testamento

COMENTARISTA: PAULA RENATA SANTOS

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 12 – OS AMIGOS QUE CANTARAM NA PRISÃO

Texto Bíblico: At 16.11-40.

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam aprender que mesmo diante das maiores adversidades Deus não nos desampara e nos dá livramento.

Para memorizar:

“Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão.” (Sl 34.1 - NVI)

Aprendendo a Bíblia

Certo dia, quando Paulo e Silas estavam indo para o lugar de oração, veio ao encontro deles uma escrava. Essa moça estava dominada por um espírito mau que adivinhava o futuro, e os seus donos ganhavam muito dinheiro com as adivinhações que ela fazia. A moça começou a seguir-los, gritando assim:

— Estes homens são servos do Deus Altíssimo e anunciam como vocês podem ser salvos!

Ela fez isso muitos dias. Por fim Paulo se aborreceu, virou-se para ela e ordenou ao espírito:

— Pelo poder do nome de Jesus Cristo, eu mando que você saia desta moça!

E, no mesmo instante, o espírito saiu. Quando os donos da moça viram que não iam poder mais ganhar dinheiro com as adivinhações dela, agarraram Paulo e Silas e os arrastaram até a praça pública, diante das autoridades. Eles os apresentaram às autoridades romanas e disseram:

— Estes homens são judeus e estão provocando desordem na nossa cidade. Estão ensinando costumes que são contra a nossa lei. Nós, que somos romanos, não podemos aceitar esses costumes.

Uma multidão se ajuntou para atacar Paulo e Silas. As autoridades mandaram que tirassem as roupas deles e os surrassem com varas. Depois de baterem muito neles, as autoridades jogaram os dois na cadeia e deram ordem ao carcereiro para guardá-los com toda a segurança. Depois de receber essa ordem, o carcereiro os jogou numa cela que ficava no fundo da cadeia e prendeu os pés deles entre dois blocos de madeira.

Mais ou menos à meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus, e os outros presos escutavam. De repente, o chão tremeu tanto, que abalou os alicerces da cadeia. Naquele instante todas as portas se abriram, e as correntes que prendiam os presos se arrebentaram. O carcereiro acordou. Quando viu que os portões da cadeia estavam abertos, pensou que os prisioneiros tinham fugido. Então puxou a espada e ia se matar, mas Paulo gritou bem alto:

— Não faça isso! Todos nós estamos aqui!

O carcereiro pediu que lhe trouxessem uma luz, entrou depressa na cela e se ajoelhou, tremendo, aos pés de Paulo e Silas. Depois levou os dois para fora e perguntou:

— Senhores, o que devo fazer para ser salvo?

Eles responderam:

— Creia no Senhor Jesus e você será salvo — você e as pessoas da sua casa.

Então eles anunciaram a palavra do Senhor ao carcereiro e a todas as pessoas da casa dele. Naquela mesma hora da noite, o carcereiro começou a cuidar deles, lavando os ferimentos da surra que haviam levado.

Logo depois ele e todas as pessoas da sua casa foram batizados e ficaram cheios de alegria porque agora criam em Deus. Quando amanheceu, as autoridades romanas mandaram alguns policiais com a seguinte ordem para o carcereiro: “Soltem esses homens.” Então o carcereiro disse a Paulo:

— As autoridades mandaram soltá-los. Podem ir embora em paz.

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que o carcereiro e a família estavam muito alegres. Que felicidade ter a família acreditando em Jesus!

Se nem todas de sua família aceitaram a Jesus como Salvador, não desista de orar por eles e fale sempre de Jesus a eles. Peça a Deus em todo o tempo e ore pela salvação de todos. Peça para Deus uma família unida em Jesus Cristo.

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

Oou, se preferir, copie o link e cole no navegador

http://1.bp.blogspot.com/-CtZJWxKbVe0/VlX-sPeTe-I/AAAAAAAABTA/amSY6bwKzW8/s1600/maternal%2B3-page-001.jpg

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2018 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.