Jardim, Maternal e Berçario

Lição 11 - Jardim de Infância - O amigo sábio

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2018

Jardim da Infância: Amigo de Deus no Antigo Testamento

COMENTARISTA: TATIANA COSTA

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 11 – O AMIGO SÁBIO

Texto Bíblico: 1 Rs 3.3-15

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam conscientizar-se de que a sabedoria vem de Deus e Ele concede a seus servos.

Para memorizar:

“Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.” (Pv 2.6 - NVI)

Aprendendo a Bíblia

Vocês estão lembrados de Davi? Aquele rapazinho que matou o gigante Golias? Então Davi estava ficando velho e escolheu Salomão, seu filho, para ficar no seu lugar como rei de Israel. Quando Davi estava perto de morrer, chamou Salomão para lhe explicar muitas coisas, e disse: “Seja corajoso, faça aquilo que Deus mandar, obedeça todas as suas leis e mandamentos...” (2 Rs 2.2). Depois disso Davi morreu.

Numa noite, quando Salomão estava dormindo o Senhor falou com ele num sonho. Deus disse a Salomão que ele poderia pedir qualquer coisa que Deus daria: riqueza, terras, castelos maravilhosos, qualquer coisa! Se fosse você, o que pediria? (Deixe as crianças responderem.) Mas sabe o que ele pediu para Deus? Sabedoria, isto mesmo. Vocês sabem o que é isso?

Sabedoria é ter inteligência para escolher a coisa certa, sabedoria é entender a Palavra de Deus e andar conforme ela ensina. Salomão sabia que, para tomar conta de um grande povo, teria que escolher e tomar sempre a melhor decisão.

Deus respondeu a Salomão “Porque você não me pediu riquezas, mas pediu um coração sábio, vou lhe dar muito mias: você será o homem mais sábio do mundo, ninguém nem antes e nem depois de você será tão inteligente, dar-lhe-ei também muitas riquezas”.

Salomão foi mesmo o homem mais inteligente do mundo. Na Bíblia há três livros que ele escreveu. (Provérbios, Eclesiastes e Cantares.)

Chegou o grande momento de Salomão usar a sabedoria que Deus havia lhe dado. Isto aconteceu quando surgiu um problema entre duas mulheres, por causa de um bebê.

Duas mulheres, cada uma com seu bebê, dormiam no mesmo quarto quando uma delas percebeu que seu filho havia morrido. Ela foi até a outra que dormia e colocou o seu filho morto nos braços dela e pegou o filho desta mulher que estava vivo, quando a mulher acordou, viu que a criança estava morta e que não era o seu filho. Então, as duas mulheres começaram a brigar por causa da criança e cada uma delas dizia que o filho era seu. Elas foram levadas ao rei Salomão para que ele resolvesse o problema. Assim que chegaram lá, contaram toda a história e Salomão não conseguia saber quem estava dizendo a verdade.

Então, com a sabedoria que Deus havia lhe dado, fez um teste com essas mulheres: chamou um soldado e ordenou que cortasse o bebê ao meio e desse uma parte para cada uma das mães. Será que o soldado iria fazer isso? Claro que não! Salomão não queria maltratar a criança, uma das mulheres disse: pode cortar a criança. Mas a mãe verdadeira disse: por favor, senhor, não mate o meu filho! Entregue-o a esta mulher! Salomão, então, pode perceber qual era a mãe verdadeira: aquela que amava tanto que daria o seu filho para outra pessoa para que ele não morresse. Salomão, então, deu o bebê para a mãe verdadeira. Ele foi mesmo um homem sábio.

Salomão se tornou um rei tão rico que construiu um grande palácio para ele, construiu o Templo de adoração a Deus. Nos dia da inauguração do Templo, vieram pessoas de vários lugares. Houve um culto de adoração a Deus, Salomão falou ao povo sobre tudo o que Deus havia feito por eles, orou pedindo a benção de Deus sobre ele e louvaram ao Senhor. A grande festa durou sete dias.

Aplicação da lição

Professor (a) enfatize aos pequenos que sabedoria é uma coisa muito importante para se pedir a Deus. A verdadeira sabedoria é entender a Palavra de Deus, e andar de acordo com o que ela ensina.

Ore pedindo a Deus que você sinta sempre o desejo de estar na igreja para aprender mais das coisas Dele, que você entenda as história bíblicas; que você entenda tudo o que a professora ensinar na escola. Você pode, também, fazer um pedido muito especial para Jesus: que Ele venha morar no seu coração. Para que Ele atenda o seu pedido, você deve aceitá-lo como seu Salvador (Professor leve seu aluno a Cristo).

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

Copie o link e cole no navegador

http://3.bp.blogspot.com/--RCqrEma8JM/UhaNzPUrIuI/AAAAAAAAA3c/RAd1-pFRvpU/s1600/Slide2.JPG

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2018 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.