Lição 6 - Maternal - O meu amigo acaba com a tempestade

Imprimir

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020

Maternal - Vamos conhecer os milagres de Jesus?

COMENTARISTA: ELISA BASTOS TRANCOZO

COMENTÁRIO: PROF.ª TELMA BUENO

LIÇÃO Nº 6 – O MEU AMIGO ACABA COM A TEMPESTADE

Objetivo da lição: Mostrar às crianças que Jesus tem poder sobre a ação da natureza e que esta lhe obedece.

Para guardar no coração: “O Senhor guardará você de todo perigo [...].” (Sl 121.7)

Seja bem-vindo

“Vamos para o outro lado do lago”. Este foi o convite que levou os discípulos de Jesus a entrar no barco. Será que os seguidores do Mestre teriam obedecido, caso soubessem que tempestade tão terrível os golpearia? O convite de Cristo, é que trabalhemos para Ele, não é um lago onde sempre há bonança. Pelo contrário! Quem se dispõe a seguir Jesus enfrenta ventos e tempestades.

O que estava ao alcance dos discípulos para sanar a situação? Talvez, colocar a água para fora do barco, ou ajustar as velas. Mas eles, além destas providências terrenas, também apelaram à divina. “Mestre, nós vamos morrer!”

O que estava ao alcance de Jesus para sanar a situação? Primeiro, ensinar aqueles homens a exercitar a fé que possuíam. Depois, demonstrar a todos o seu incrível poder acalmando e emudecendo a tempestade. Que homem é este? É Cristo, que nos convida a atravessar o lago. Devemos, portanto, obedecê-lo a fim de fazer novos discípulos” (Karen Bandeira).

A nossa aula vai começar

“Receba os alunos usando um chapéu de marinheiro de dobradura (feito com papel branco). Cumprimente os visitantes, e acomode-os todos. Agora, ainda com o chapéu, comece a perguntar, como se eles fossem marujos em um barco, e você, o capitão: “Vocês observaram o tempo hoje, marujos? Viram se está chovendo? Está ventando? Mas em que direção o vento está soprando?” Brinque um pouco fingindo, com gestos, que está girando o leme da embarcação. Depois, explique que a aula de hoje será sobre uma forte tempestade, que quase afundou um barco.

Cantem o hino “Meu barco é pequeno, tão grande é o mar...”, ou outro adequado ao tema. Façam gestos ao cantar.Com a ajuda de um voluntário, recolha as ofertinhas. Nunca deixe de explicar com palavras breves porque devemos ofertar ao Senhor” (Karen Bandeira).

O que aprendemos hoje

“Na aula de hoje, aprendemos que Jesus tem tanto poder, que até a natureza o obedece. Os animais, a chuva, o vento e o mar sempre ouvem a voz de Deus porque foi ele que os criou. Nós, assim como a natureza, também fomos criados por Deus e devemos obedecê-lo em tudo. Também aprendemos que não é preciso ficar com medo, como os discípulos. Quando enfrentarmos uma situação difícil e apavorante, devemos orar pedindo ao nosso amigo Jesus que venha nos ajudar. O poder dele é tão grande, que ele é capaz de qualquer coisa para nos socorrer” (Karen Bandeira).

Você sabia...

“Naquele dia, havendo-se despedido da multidão, Jesus e os discípulos planejavam atravessar, numa embarcação, o lago de Quinerete (ou Tiberíades). Esta região ainda hoje é golpeada por tempestades que descem dos montes adjacentes, principalmente o Hermom. Durante a travessia do lago, de repente as águas e o vento tornaram-se impetuosos. O Príncipe da Paz, porém, dormia na popa, sobre uma almofada.

A palavra hebraica para paz é shalon. Denota muito mais que a ausência de guerra e conflito. O significado básico de shalon é harmonia, plenitude, firmeza, bem-estar e êxito em todas as áreas da vida. Pode referir-se ao nosso senso pessoal de integridade e bem-estar, livre de ansiedade e em paz com a própria alma.

O pecado interrompeu a harmonia e a unidade entre a raça humana e a natureza. Antes de Adão pecar, trabalhava alegremente no jardim do Éden... e andava livremente entre os animais, dando nome a cada um. Antes havia harmonia entre a raça humana e o meio-ambiente, agora luta e conflito.

Por ocasião do nascimento de Jesus, os anjos proclamaram que a paz de Deus acabara de chegar à terra. Jesus deu aos discípulos a sua paz como herança perpétua antes de ir à cruz. Por isso, quando se crê em Jesus Cristo, se é justificado mediante a fé e se tem paz com Deus. A fim de que os crentes conheçam sua paz perpétua, Deus lhes tem dado o Espírito Santo, que começa a operar em nós um aspecto do fruto, que é a paz” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 1120).

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Marcos 4.35-41.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/maternal/909-li%C3%A7%C3%A3o-6-o-meu-amigo-acaba-com-a-tempestade.html Acesso em 04 maio 2018