Jardim, Maternal e Berçario

Lição 7 - Jardim de Infância - Um presente para toda a família

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Jardim da Infância: Família, um presente do meu amigo

COMENTARISTA: CRISTIANE ALVES

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 7 – UM PRESENTE PARA TODA A FAMÍLIA

Texto Bíblico: Js 1.1,2; 2.1-24

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam conscientizar-se de que Deus sempre recompensa nossas boas ações e nossa fé, protegendo toda a nossa família.

Para memorizar:

“O SENHOR é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam” (Na 1.7 - NVI)

Aprendendo a Bíblia

Os israelitas estavam prontos para cruzar o rio Jordão para Canaã. Antes, porém, Josué enviou dois espiões. Disse-lhes: ‘Vejam como é o país e a cidade de Jericó.’

Quando os espiões chegaram a Jericó, foram à casa de Raabe que era em cima das muralhas. Mas alguém informou o rei de Jericó:

_ ‘Dois israelitas entraram aqui hoje à noite para espionar o país.’ Ouvindo isso, o rei mandou homens a Raabe, ordenando:

_ ‘Traga para fora os homens que você tem na casa!’ Mas Raabe havia escondido os espiões no telhado. De modo que ela disse:

_ ‘Alguns homens vieram para cá, mas eu não sabia donde eram. Partiram quando escureceu, antes de se fechar o portão da cidade. Se correrem, poderão alcançá-los!’ De modo que os homens foram correr atrás deles.

Depois de irem embora, Raabe subiu ao telhado e disse aos espias:

_ ‘Sei que Deus lhes entregará esta terra. Soubemos que Ele secou o mar Vermelho quando vocês saíram do Egito, e que entregaram nações e reis em vossas mãos. Eu fui bondosa com vocês; por isso, prometam-me que serão bondosos comigo. Salvem meu pai e minha mãe, e meus irmãos e irmãs.’

Os espiões prometeram-lhe isso, mas Raabe tinha de fazer algo. ‘Tome esta corda vermelha e prenda-a à janela’, disseram-lhe, ‘e ajunte todos os seus parentes na sua casa. Quando todos voltarmos para tomar Jericó, veremos esta corda na sua janela e não mataremos a ninguém na sua casa’. Quando os espiões voltaram a Josué, contaram-lhe tudo.

Alguns dias depois, os israelitas marcharam em volta da cidade em silêncio. Daí, Israel passou a marchar em volta de Jericó durante seis dias, uma marcha por dia. Agora, o sétimo dia tinha chegado, mas havia algo diferente. Como mencionado no início deste artigo, a marcha começou ao nascer do sol, mas após a primeira volta o exército continuou marchando em volta de Jericó. (Js 6.15) O que os israelitas estavam fazendo? O que aconteceria a seguir?

Ao fim da sétima marcha do sétimo dia, o exército parou. O som das buzinas se calou. O silêncio pairava no ar. Dava para sentir a tensão naquela cidade. Daí, a um sinal de Josué, o exército de Israel elevou sua voz pela primeira vez, dando um poderoso grito. Será que os guardas em cima da muralha de Jericó pensaram que isso era uma forma diferente de ataque? Se pensaram, não foi por muito tempo. A sólida muralha começou a tremer sob os pés deles. Ela balançou, rachou e então caiu rente ao chão. Mas, quando a poeira baixou, podia-se ver que uma parte da muralha estava intacta. A casa de Raabe ainda estava de pé, um monumento solitário à fé daquela mulher. Imagine o que ela sentiu ao ver como Deus a havia protegido. Sua família estava a salvo — Josué 6.10, 16, 20, 21.

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que os israelitas ficaram impressionados com a fé de Raabe. Quando eles viram aquela única casa de pé em meio às ruínas, souberam que Deus estava com essa mulher. Ela e sua família foram poupadas da execução que sobreveio àquela cidade perversa.

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

ou, se preferir, copie o link e cole no navegador

https://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-0_A8dP4lxy8%2FVDGHzqSLkcI%2FAAAAAAAAA4o%2FkexMW9nKhWA%2Fs1600%2Fraabe.png&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.bomdiacuiaba.com.br%2F2014%2F10%2Fraabe-mulheres-da-biblia-josue-capitulo.html&docid=jxDYK4OPlCtBnM&tbnid=Tnav5cxD1SX59M%3A&vet=12ahUKEwjc75Gs4ajnAhUUHLkGHapMAiA4yAEQMyg0MDR6BAgBEG0..i&w=632&h=719&hl=pt-BR&authuser=0&bih=640&biw=1357&q=raabe&ved=2ahUKEwjc75Gs4ajnAhUUHLkGHapMAiA4yAEQMyg0MDR6BAgBEG0&iact=mrc&uact=8 

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jaciara da Silva

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.