Jardim, Maternal e Berçario

Lição 5 - Maternal - O menino Jesus corre perigo

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Maternal - Vamos conhecer Jesus?

COMENTARISTA: VERÔNICA ARAÚJO

COMENTÁRIO: PROF.ª TELMA BUENO

LIÇÃO Nº 5 – O MENINO JESUS CORRE PERIGO

Objetivo da lição: Que a criança aprenda que Deus sempre nos protege do perigo e que Ele fala conosco.

Para guardar no coração: “[...] para que eles continuem a ter sempre a tua proteção.” (2 Sm 7.29).

Somos assim

“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!

A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)

Subsídio professor

Prepare a sala para mais uma aula. Cumprimente cada aluno com carinho e entusiasmo, anunciando que “hoje vamos aprender mais uma linda história a respeito do Amigo Jesus!” Receba-os segurando um guarda-chuva aberto. Provavelmente, as crianças perguntarão por que você está de guarda-chuva. Se não perguntarem, faça você mesmo a indagação: “Sabe por que estou de guarda-chuva?” O guarda-chuva serve para proteger-nos da chuva e também do sol. Estou com o guarda-chuva para lembrar que Deus nos protege de todas as coisas ruins.

Feche o guarda-chuva e depois, oriente os alunos a fecharem os olhos para agradecer ao Papai do Céu, que cuida de nós. Ore fazendo pausas para que repitam: “Papai do Céu, o Senhor é tão bom! Eu não preciso ter medo, porque o Senhor me protege de todas as coisas ruins. Obrigado por cuidar de mim. Em nome de Jesus, amém”.

Pegue novamente o guarda-chuva e o abra. Em seguida, pergunte às crianças: “Quem já sentiu medo alguma vez?” “Medo de que?” As respostas serão variadas: medo do escuro, de chuva, de trovão, de ficar em casa quando a mamãe vai trabalhar, de cachorro bravo, de ficar na creche, do papai brigar com a mamãe, do pai ou tio chegar bêbado, etc (nem todas vêm de famílias completamente salvas). Dê atenção particular a cada resposta, e assegure-lhes: O Papai do Céu é forte e poderoso. Ele protege você de todas as coisas ruins e que dão medo.

Comece a “brincadeira do guarda-chuva” com um de seus auxiliares, e depois repita-a com algumas das crianças que se oferecerem espontaneamente. A criança voluntária deve abrigar-se encolhida sob o guarda-chuva e atrás dele, como se fosse um escudo, enquanto as demais tentam atingi-la com bolinhas de papel ou isopor, aviõezinhos de papel, e borrifos de água (molhando a mão na vasilha de água).

Viu como a bolinha não acertou o Gabriel? Assim como o guarda-chuva o protegeu da bolinha, Deus protege você do trovão, do cachorro... Viu como o aviãozinho não atingiu a Juliana? Assim também Deus protege você das pessoas malvadas... Borrife água no guarda-chuva: Viu como o chuvisco não molhou a Priscila? Da mesma forma, Deus protege você das doenças, dos acidentes... (Marta Doreto).

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Mateus 2.13-16, 19-23.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/maternal/751-li%C3%A7%C3%A3o-5-o-menino-jesus-corre-perigo.html Acesso em 22 jan. 2018

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.