Lição 4 - Maternal - Presentes para Jesus

Imprimir

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Maternal - Vamos conhecer Jesus?

COMENTARISTA: VERÔNICA ARAÚJO

COMENTÁRIO: PROF.ª TELMA BUENO

LIÇÃO Nº 4 – PRESENTES PARA JESUS

Objetivo da lição: Que a criança saiba que Jesus foi adorado como rei e que ela também deseje adorá-lo.

Para guardar no coração: “[...] Adore o Senhor, seu Deus [...]” (Mt 4.10).

Seja bem-vindo

“Professora, se alguns alunos chegarem mais cedo, converse com eles sobre que tipo de presentes gostam de receber e fale sobre os seus preferidos também. Na hora de iniciar a aula, convide um aluno para fazer a oração. Em seguida, cante com a turma alguns louvores e recolha as ofertas. Antes de contar a história, converse com a turma sobre presentes (ou retome a conversa do início da aula) e pergunte aos alunos que presente eles levariam se fossem visitar um bebê que acabou de nascer. E se eles fossem visitar um rei? Conte a eles que hoje vamos conhecer a história de alguns homens que foram visitar um bebê que também era rei e eles levaram presentes muito especiais. Mostre alguns objetos parecidos com os presentes dos reis magos: pode ser um anel ou aliança de ouro, ervas e óleos aromáticos. Deixe que os alunos toquem e sintam os aromas. (Se não puder levar esses itens, descreva-os.)” (Daniele Pereira).

Subsídio professor

“Quando os três homens sábios vieram visitar Jesus, trouxeram presentes de ouro, incenso e mirra. O ouro era precioso tanto quanto o é agora. Mas você pode estar pouco familiarizado com a mirra e o incenso. Nos tempos de Jesus, as pessoas usavam a mirra como perfume e tempero. Ela era feita da seiva de um pequeno arbusto. A mirra é extraída líquida, mas pode ser secada e moída em pó para ser usada como incenso. O incenso puro era outro perfume delicioso. Ele também era produzido da seiva de uma árvore” (Bíblia da Adolescente Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 1157).

“[Os magos] eram membros da classe sacerdotal da Babilônia e da Pérsia, especialistas no estudo das estrelas e interpretação de sonhos. Talvez tivessem se inteirado da iminência do nascimento de Cristo através dos judeus que viviam naquela terra. Ou, quem sabe, tenham ouvido seus ancestrais relatarem o que acontecera séculos antes a Balaão que, nas províncias de Moabe, previra o aparecimento da estrela de Jacó. Levemos em conta também que, Daniel, tornado chefe dos sábios da Caldeia, predissera a vinda do Messias e a instalação do seu reinado” (PEARLMAN, Myer. Mateus: O Evangelho do Grande Rei. 5.ed. Série Comentário Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 9).

“Jesus provavelmente tinha um ou dois anos de idade quando os magos o encontraram. Nesta ocasião, Maria e José eram casados. Deviam ter uma casa, pretendendo permanecer em Belém durante algum tempo. Os magos deram a Jesus presentes tão caros, porque estes eram adequados a um rei. Os estudantes da Bíblia têm visto tais presentes como símbolos da identidade de Cristo e daquilo que Ele realizaria. Com ouro, presenteava-se o rei; o incenso era oferecido a Deus; e a mirra era uma especiaria usada para ungir o corpo a ser sepultado. Talvez estas dádivas tenham provido os recursos financeiros para a viagem de ida e volta ao Egito” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 1214).

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Mateus 2.1-12.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Fonte: http://www.escoladominical.com.br/home/licoes-biblicas/subsidios/maternal/740-li%C3%A7%C3%A3o-4-presentes-para-jesus.html Acesso em 15 jan. 2018