Jardim, Maternal e Berçario

Lição 1 - Maternal - Um anjo visita Maria

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020

Maternal - Vamos conhecer Jesus?

COMENTARISTA: VERÔNICA ARAÚJO

COMENTÁRIO: PROF.ª TELMA BUENO

LIÇÃO Nº 1 – UM ANJO VISITA MARIA

Objetivo da Lição: Que a criança reconheça que Jesus é a promessa de Deus para nós.

Para guardar no coração: “Ele cumpriu as promessas que fez [...]” (Lc1.54).

Seja bem-vindo

“Professora, este é o primeiro domingo do ano. Receba seus alunos calorosamente e incentive-os para o novo ano que está começando. Não se esqueça de apresentar os novos alunos que provavelmente estão ingressando em sua turma. Aproveite esse momento para explicar que além dos novos coleguinhas, ao longo do trimestre vamos conhecer um amigo muito especial. Faça uma oração para iniciar a aula agradecendo a Deus por poderem estar juntos para aprender mais sobre Deus na Escola Dominical. Reserve alguns minutos para cantar com os alunos. Procure escolher cânticos que falem de Jesus, tema central das lições deste trimestre. Dê oportunidade para que um dos alunos recolha as ofertas. Enfatize a importância de contribuir com alegria. Apresente o versículo do dia e diga aos alunos que hoje eles aprenderão uma história que mostra que Deus é tão poderoso que pode fazer coisas que ninguém mais conseguiria” (Daniele Pereira).

Perfil da criança

Em geral, as crianças de três e quatro anos...

• São ativas e ágeis.

• A maioria delas é amigável e gosta de brincar com outras crianças. • São curiosas, anseiam por aprender e têm emoções estáveis.

• Gostam de cantar e fazer gestos.

• São egocêntricas.

(TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 50)

Subsídio professor

“Os anjos são seres espirituais que vivem na presença de Deus e fazem a vontade dEle. Somente dois anjos têm seus nomes mencionados nas Escrituras: Miguel e Gabriel. Mas há muitos outros anjos; eles são mensageiros de Deus. Em Lucas 1.19, somos informados de que Gabriel entregou uma mensagem especial a Zacarias. Isto não foi um sonho ou uma visão. O anjo apareceu em forma visível e falou de forma audível ao sacerdote.

Se uma jovem solteira engravidasse, corria o risco de sofrer consequências desastrosas. A menos que o pai da criança concordasse em casar-se com ela, provavelmente permaneceria solteira por toda a vida. Se o pai da jovem a rejeitasse, ela poderia ser forçada a recorrer à mendicância ou à prostituição, a fim de sustentar-se. Maria, por declarar ter engravidado pelo Espírito Santo, também corria o risco de ser considerada louca. Apesar dos possíveis riscos, tranquila, Maria disse a Deus: ‘Cumpra-se em mim segundo a tua palavra’. Ao proferir estas palavras, certamente ela não tinha noção da grandiosa oportunidade que teria. Sabia apenas que Deus lhe pediu que o servisse, e ela de boa vontade obedeceria” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 1339, 1341, 1342).

Até logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Prepare as crianças para a saída. Quando os pais ou responsáveis forem buscar as crianças, recomende que, em casa, leiam a história bíblica de hoje para o(a) filho(a). Sugira que utilizem uma bíblia infantil. O texto bíblico da lição se encontra em Lucas 1.26-38.

Deus abençoe a sua aula e os seus alunos!

Fonte: http://licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/maternal/1045-licao-55.html Acesso em 28 dez. 2017

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.