Lição 10 - Jardim de Infância - O livro de Deus conta a história de um amigo

Imprimir

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO NO IPIRANGA - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2019

Jardim da Infância: O livro que conta as histórias do meu amigo

COMENTARISTA: KAREN BANDEIRA

COMENTÁRIO: PROFª. JACIARA DA SILVA

LIÇÃO Nº 10 – O LIVRO DE DEUS CONTA A HISTÓRIA DE UM AMIGO

Texto Bíblico: Lc 10.25-37

Ao Mestre

Em tempos em que vivenciamos a cada dia o aumento do egoísmo e da individualidade nas pessoas, essa lição é de suma importância, e grande relevância a vida de nossos pequenos.

Ore ao SENHOR para que seus alunos possam compreender que como seres humanos criados a imagem de Deus, devemos ser compassivos e misericordiosos com os que sofrem. Não importa a cor, a nacionalidade, a religião, a classe social... a todos devemos o amor, assim como Deus nos ama.

Deus continue abençoando seu ministério.

Objetivo

Professor (a) ministre sua aula de forma que ao término, seus alunos possam compreender o amor que devemos sentir pelo próximo, mesmo que este não goste de nós, ou seja, nosso inimigo devemos amar nosso semelhante.

Para memorizar:

“Ele respondeu: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo." (Lc 10.27 - NVI)

Aprendendo a Bíblia

A Bíblia nos conta que um homem vinha da cidade de Jerusalém para Jericó, estava feliz olhando que coisas belas Deus criou.

Quando de repente meio do caminho surgiu dois ladrões...

Que susto!!!

Mas os ladrões eram cruéis, malvados mesmo, além de roubarem tudo que ele tinha, ainda bateram muito nele e deixaram o pobre homem todo machucado estendido pelo chão, e quase morto....

Ah crianças o que será que ia acontecer com aquele homem agora? Será que alguém ia ajudar ele? Será que ele vai morrer? Não sei, mais Deus que ama a mim e a você como diz em (João 3.16), que Ele amou o mundo de tal forma que deu seu único Filho por amor de nós estava cuidando daquele homem, e Deus que é amor com certeza iria enviar ajuda para ele, o que vocês acham crianças?

Mas espera!!! Ali vem se aproximando alguém olha lá vem passando um homem pelo caminho todo pomposo, sabe quem é crianças?

É um sacerdote, um homem que trabalhava na Igreja e orava pelas pessoas pedindo para Deus perdoar os seus pecados,só que ele não parou olhou para o homem estendido no chão, nem chegou perto, e o pobre homem continuou ali gemendo.

E agora, o que será que vai acontecer, o pobre homem estava ali machucado!!

Escute ouço passos (pode se fazer barulhos de pessoas andando), outra pessoa se aproxima... ah esse com certeza vai ajudar pois este e um levita um homem muito religioso ele não vai largar o pobre homem ali sozinho...

Ahhhh, ele também não ajudou, e como Deus ficou triste com aqueles homens, pois eles estavam pecando, ver as pessoas precisando de ajuda e não fazer nada desagrada a Deus. A Bíblia nos ensina que quando somos egoísta,e não queremos dividir nada com ninguém, quando brigamos com o nosso coleguinha e não falamos mais com ele , e ficamos com raiva dele, tudo isso é pecado e não devemos ser assim, e aqueles homens estavam entristecendo a Deus pois não queriam ajudar o seu próximo.

As horas iam passando e nada... com certeza aquele homem sentia muita dor, e com certeza estava com frio, com fome e gemia, começava a ter febre...

Será que ele vai morrer!?

Espere, ouçam...

Ploc,ploc, ploc, é um homem sobre um cavalo , ele é um samaritano!!

Oh não?!!! Samaritanos não gostam de judeus, a Bíblia registra que nos tempos de Jesus os samaritanos não eram amigos dos judeus. Será que ele vai ajudar?

Crianças aquele homem considerado não amigo, quando viu o homem todo ferido, desceu de seu cavalo e indo olhar de perto, sentiu muita pena dele e lhe deu de beber, o alimentou curou as suas feridas e o colocou em seu cavalo e o levou para uma pensão aonde deu muitas moedas para o dono da pensão e pediu para que o cuidasse muito bem daquele pobre homem, enquanto ficava melhor

Entenderam crianças aquele Samaritano que todos tinham como mau, era bom e não devemos julgar as pessoas pela sua raça, cor ou por ela ser pobre ou rica, mas sim devemos amar uns aos outros, e nós também devemos ser assim como o bom samaritano.

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos assim que assim como o samaritano que você ame o seu próximo mesmo que ele não goste de você. Porque você criança crente tem que ser diferente e ajudar a todos e amar as pessoas para demonstrar que Cristo esta em seu coração.

Oficina criativa

Imprimir o desenho abaixo para os pequenos fazer a atividade

ou, se preferir, copie o link e cole no navegador

http://2.bp.blogspot.com/-npuh9zy7KpE/T8Zh3yogCMI/AAAAAAAAHfM/Jyi_mjCy7jM/s1600/atividade-o-bom-samaritano.jpg

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jaciara da Silva