Lição 9 - Maternal - Um templo para louvar a Deus

Imprimir

CASA PUBLICADORA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

QUARTO TRIMESTRE DE 2019

MATERNAL: Vamos louvar?

COMENTARISTA: LUCIANA GABY

COMENTARISTA: PROFª. TELMA BUENO

LIÇÃO Nº 9 – UM TEMPLO PARA LOUVAR A DEUS

Objetivo da Lição: Ensinar à criança a louvar a Deus com alegria pelo cumprimento de suas promessas.

Para Guardar no Coração: “[...] Todo o povo gritava bem alto e louvava o Senhor [...].” (Esdras 3.11)

Perfil da Criança

Eis o texto da psicóloga e autora Elaine Cruz a respeito da criança de quatro anos: “É uma idade expansiva, em que a criança pode bater em amigos, dar pontapés, atirar pedras, quebrar coisas e, nas suas manifestações emocionais, rir de forma estrondosa, ter acessos de fúria ou chorar copiosa e exageradamente. Funciona, porém, como uma gangorra, pois em outros momentos são perfeitamente encantadoras e divertidas, não obstante os excessos do seu comportamento.

“Nesta fase, a criança gosta que lhe concedam novos privilégios, e é menos sensível aos elogios e às censuras. Precisa receber ordens antecipadas, claras e simples, para começar a fazer aquilo que se pretende que faça, como ‘depois deste desenho você vai tomar o seu banho’. Se a criticam ou censuram, pode mostrar-se arrogante, grosseira, respondona, ou fazer uma birra de mau gênio. Faz suas tarefas de rotina sem protestos e de uma forma independente. As restrições verbais dão agora melhores resultado que as físicas. Os objetivos e as competições ajudam a motivá-las” (Elaine Cruz, Amor e Disciplina Para Criar Filhos Felizes, CPAD).

Subsídio Professor

Zorobabel incentiva e ajuda o povo a reconstruir o Templo. O templo de Deus não podia ser um edifício qualquer; tinha de ser o mais belo e o mais forte; um templo que honrasse o Deus Criador e Todo-Poderoso, ali adorado.

Isto nos faz pensar no edifício espiritual, de que nos fala Paulo em 1 Coríntios 3.9-15. Edifício que você está ajudando a edificar. A cada domingo, ao ministrar a lição aos seus pequenos alunos, você está ajudando a levantar as paredes desse templo espiritual, que é a Igreja de Cristo.

Portanto, cuidado, “veja cada um como edifica”. O alicerce deste templo não pode ser outro, senão Jesus Cristo, a principal pedra de esquina. É sobre Ele que a sua Igreja é edificada. No entanto, é possível que alguém tente edificar sobre o fundamento correto, usando o material errado, como o caso mencionado por Paulo nesta passagem. Ele, como sábio construtor, lançara o fundamento certo: Jesus (v.10). Mas outros estavam levantando as paredes com material de categoria inferior; material facilmente consumível pelo fogo, como o feno e a palha.

O que seriam estes materiais na construção espiritual? Talvez a sabedoria carnal; provavelmente as doutrinas de homens e as heresias. Deus nos guarde de laçarmos mão destas coisas. Que Ele nos ajude a somente empregar em sua construção o ouro, a prata e as pedras preciosas, que são as excelentes doutrinas do evangelho e os valores da pessoa de Jesus. Somente estes materiais são de durabilidade eterna e trazem a Deus a glória que lhe é devida.

Oficina de Ideias 1

Distribua blocos de plástico, ou de madeira, e ferramentas de brinquedo, para que as crianças brinquem de construir o Templo.

Até Logo

Depois de repetir o versículo e o cântico do dia, encerre a aula com uma oração. Recomende às crianças que peçam aos pais para lerem a história bíblica que se encontra em Esdras 3.1-11.

*Este subsídio foi extraído de Lições Bíblicas do Maternal Mestre 7/8, Marta Doreto, CPAD.

Fonte: http://www.licoesbiblicas.com.br/index.php/2014-11-13-19-35-17/subsidios/maternal/989-licao-50.html Acesso em 24 nov. 2017