Get Adobe Flash player

Dicas da Semana

Dicas da Semana

Dicas da Semana (206)

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

JARDIM DE INFANCIA – CPAD

1º Trimestre de 2015

Tema: A vida de Jesus

Comentaristas: Daniele Pereira

 

 

LIÇÃO 13 – O AMIGO ESTÁ VIVO E VOLTARÁ

 

 

Texto Bíblico:Lucas cap. 24.

 

Objetivo

Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que Jesus ressuscitou e voltará para buscar os seus fiéis.

 

Versículo do dia

“Sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre!”. (Ap 1.18 – NVI)

 

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

JARDIM DE INFANCIA – CPAD

1º Trimestre de 2015

Tema: A vida de Jesus

Comentaristas: Daniele Pereira

 

 

LIÇÃO 12 – UM DIA MUITO TRISTE PARA O AMIGO

 

 

Texto Bíblico:Lucas cap. 23.

 

 

Objetivo

Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que Jesus morreu em nosso lugar, para que nós pudéssemos estar com Deus.

 

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

JARDIM DE INFANCIA – CPAD

1º Trimestre de 2015

Tema: A vida de Jesus

Comentaristas: Daniele  Pereira

 

 

LIÇÃO 11 – O AMIGO E SEU ÚLTIMO JANTAR

 

 

Ao Mestre

Professor (a) na lição de hoje abordaremos uma das ordenanças do Senhor para a sua Igreja – a Ceia. Na ultima Ceia com seus discípulos, Jesus ofereceu pão sem fermento e vinho comum, para serem símbolos e representação do que ELE é para a Igreja. A Ceia do Senhor deve ser celebrada como memorial (Lc. 22.19) até a segunda volta de Jesus, na ocasião do arrebatamento (1 Co 11.26). Todo os membros do Corpo terreno de Cristo – a Igreja, são convidados a participar tanto do pão quanto do suco da vide.      

 

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

JARDIM DE INFANCIA – CPAD

1º Trimestre de 2015

Tema: A vida de Jesus

Comentaristas: Daniele  Pereira

 

 

LIÇÃO 10 – O AMIGO ESCOLHE SEUS AJUDANTES

 

 

Texto Bíblico:Marcos 1.16-20

 

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

JARDIM DE INFANCIA – CPAD

1º Trimestre de 2015

Tema: A vida de Jesus

Comentaristas: Daniele  Pereira

 

 

LIÇÃO 9 – O AMIGO É BATIZADO

 

 

Ao Mestre

Prezado (a) Professor (a) o batismo de Jesus não foi um ato de arrependimento, mas um sinal de que Ele se colocava lado a lado com os seres humanos que com fidelidade buscavam o Reino de Deus.

 

O batismo em água é uma ordenança de Cristo à Igreja, pela qual o crente dá testemunho público da sua fé em Cristo, como seu Salvador e Senhor. Através do batismo somos integrados à comunhão da igreja local com o objetivo de desfrutarmos de tudo que o Senhor nos concedeu como membros do Corpo de Cristo.

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

JARDIM DE INFANCIA – CPAD

1º Trimestre de 2015

Tema: A vida de Jesus

Comentaristas: Daniele  Pereira

 

 

LIÇÃO 8 - O AMIGO VISITA O TEMPLO

 

 

Texto Bíblico:Lucas 2.41-52

 

 

Objetivo

Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender que Jesus como todas as crianças, passou por todas as fases do desenvolvimento com sabedoria. Que todos devemos pedir a Deus a mesma sabedoria para seguir o exemplo de Cristo.

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

JARDIM DE INFANCIA – CPAD

1º Trimestre de 2015

Tema: A vida de Jesu

Comentaristas: Daniele  Pereira

 

 

LIÇÃO 7 – SIMEÃO E ANA CONHECEM O AMIGO

 

 

Texto Bíblico:Lucas 2.21-35

 

Ao Mestre

Prezado (a) na lição de hoje abordaremos a apresentação de Jesus no templo em seu oitavo dia de nascimento. Era tradição e norma judaica que a criança recém nascida se apresentassem no oitavo dia no templo para sua purificação e, quando o bebê fosse menino, para a circuncisão (pequena incisão no prepúcio).

 

Ao se apresentarem deviam levar para ofertar em sacrifício, um cordeiro, ou no caso de a família não ter condições financeiras, poderia oferecer rolas ou pombinhas, como foi o caso dos pais terrenos de Jesus.

 

Mas surpreendente mesmo é o encontro de dois servos de Deus, já em idade avançada que há muito aguardavam ver o cumprimento da promessa da vinda do Messias, ser agraciados em encontrá-Lo.

Deus continue abençoando sua vida e ministério!

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

JARDIM DE INFANCIA – CPAD

1º Trimestre de 2015

Tema: A vida de Jesus

Comentaristas: Daniele  Pereira

 

 

LIÇÃO 6 – PRESENTES PARA O AMIGO

 

 

Texto Bíblico: Mateus 2.1-12

 

 

Ao Mestre

Prezado (a) na lição de hoje abordaremos o tema dos presentes dos três sábios trouxeram ao Rei dos reis. Eles vieram da Pérsia (Irã) para adorar o recém-nascido Rei que nascera em Belém da Judéia. Através de Herodes, Satanás mais uma vez, tentou evitar que Deus cumprisse Sua promessa de salvação da humanidade por meio de Seu Filho – Jesus. Mas Deus os avisou em sonho, e voltaram a sua pátria por outro caminho.

 

Alguns estudiosos descrevem a objetividade dos presentes trazidos pelos magos, da seguinte forma: o ouro simbolizava a divindade e pureza de Jesus; oincenso fala da fragrância de sua vida e a mirra anunciava sua morte.

 

Ore por cada um de seus alunos, desenvolva em cada pequenino o respeito e ao amor pela leitura da Bíblia sagrada, tendo uma Bíblia sempre a mão. A Palavra de Deus é a única ferramenta usada pelo Espírito Santo para transformar vidas e conduzi-las a Deus.

Deus continue abençoando sua vida e ministério.

 

 

Objetivo

Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender Jesus mesmo estando como um bebezinho, já era o Rei dos reis, e entender que o Ele quer receber de nós, é gratidão e boas ações.

 

 

Versículo do dia

“Então Natanael declarou: "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!”(Jo. 1.49 – NTLH)

 

Jesus, o Filho de Deus, o Rei de Israel, Rei de reis, Senhor de senhores. E nasceu em uma humilde manjedoura, mas como Rei que é, em seu nascimento recebeu a visita de três sábios que O adoraram e ofertaram presentes.

 

 

História Bíblica

Quando crianças nascem recebem muitas visitas que trazem presentes para o recém nascido. Com Jesus não foi diferente. Três sábios vieram de um país muito, muito longe daqui – da Pérsia (Irã). Estes homens haviam lido nos livros que quando uma nova estrela surgisse no céu, seria pelo nascimento de um rei muito importante.

 

Quando eles avistaram uma nova e brilhante estrela no céu, não tiveram dúvidas – Ele nasceu – disseram uns aos outros e começaram a se preparar para a grande viagem. Uma das preocupações era o presente que trariam ao novo e importante rei. Prepararam uma quantia de ouro, de incenso e de mirra para trazer de presente.

 

Mas como eles encontrariam onde Jesus nasceu? Eles eram sábios, já havia aprendido que deveriam seguir a estrela que encontrariam o local onde a criança estava. Assim partiram. Mas levaram meses para chegar a Judéia, pois além de ser longe de onde moravam ainda só podiam viajar durante a noite. Finalmente chegaram a região onde Jesus nascera, mas ao perguntar, ninguém sabia. Foi quando alguém disse: “Perguntem no palácio do rei Herodes, se nasceu um novo rei ele saberá dizer onde está”. Os magos então foram depressa para lá. Mas o rei Herodes não sabia, e quando soube ao invés de ficar feliz, ficou muito zangado, pois não queria saber de nenhum outro rei por lá. Homem mau e egoísta que era, teve logo um plano – matar esse novo rei.

 

Assim Herodes disse aos magos que não sabia, mas que quando o encontrassem que dissessem a ele para que também fosse adorar. Os magos seguiram seu caminho, dizendo uns aos outros que foi perda de tempo perguntarem as pessoas, deveriam ter continuar seguindo a estrela. E assim fizeram.

 

Dias depois a estrela parou em cima de uma casa, eles respiraram fundo. Será que depois de tanto tempo viajando seria ali, em uma casa tão humilde? Bateram na porta, e uma jovem senhora abriu: “E aqui que está o novo rei que nasceu”? – eles perguntaram.

“Sim, entrem” – disse ela.

 

Ao verem o pequenino, se ajoelharam e adoraram o Rei de reis que ali estava, e rapidamente entregaram os presentes que trouxeram. Após se alimentarem, foram dormir, e em sonhos Deus os avisou que não voltassem por Belém, pois Herodes queria saber do menino para matá-lo. Ao acordarem eles partiram para sua terra por outro caminho.

 

Quando Herodes notou que os magos haviam partido por outro caminho, ficou furioso. Então enlouquecido de raiva e ambição, ordenou que matassem todos os meninos de dois aninho para baixo nascidos em toda a região da Judéia. Mas um anjo avisou José, o pai adotivo de Jesus, que pegassem Maria e o bebê e fugisse rapidamente. Assim mais uma vez o plano de Satanás de impedir o cumprimento da promessa de Deus à humanidade – sua salvação – foi frustrado.

 

 

 

Aplicação da lição

Enfatize aos pequenos que Deus sempre cumpriu suas promessas, e ao enviar seu Filho não era apenas uma promessa, mas a maior prova de amor já vista – Ele mandou seu único Filho para vir a terra sofrer por nós. Assim como os três sábios trouxeram presentes a Jesus, nós também podemos dar. Há presentes muito mais importantes que os que os sábios trouxeram, que O deixa muito feliz se dermos – é nossa gratidão – nosso amor a Ele por Sua Bondade para com todos.

 

 

Oficina criativa

Estrela de palitos de sorvete

Para encontrar o menino Jesus, os sábios do Oriente seguiram uma estrela. Hoje para nos ajudar a encontrar Jesus, Deus nos providenciou a Bíblia e pessoas que dedicam suas vidas a serviço de Deus para nos ensinar.

 

Material:palitos de sorvete; arame dourado (ou encape com papel laminado dourado); fechos (para amarrar sacos plásticos; ex: como os que vêem em pacotes de pão de forma), guache amarelo e pinceis.

 

Observação: Para cada aluno 4 palitos, um arame e um fecho.

 

Fazer é fácil:

Pinte os palitos de sorvete e os fechos de amarelo. Caso não tenha encontrado o arame dourado, encape-os com o papel laminado. Corte o arame com 15cm cada, faça ganchos em ambas as extremidades.

Oriente os pequenos a que cada um apanhe 4 palitos, cruze-os formando uma estrela :

Em seguida amarre-os com o feixe, prenda uma extremidade do arame no fecho, deixando o outro para que os pequenos pendure em algo em suas residências

 

 

Fontes consultadas:

·         Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB

·         Bíblia NTLH – SBB

·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição

·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

 

Colaboração para Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

JARDIM DE INFANCIA – CPAD

1º Trimestre de 2015

Tema: A vida de Jesus

Comentaristas: Daniele Pereira

 

 

LIÇÃO 5 – CANTE, O AMIGO NASCEU

 

 

Texto Bíblico: Lucas 2.8-20.

 

 

Objetivo

Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender a importância de louvamos a Deus por nos ter enviado seu Filho, e que essa Boa Noticia deve ser anunciada a todos com grande alegria.

 

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

JARDIM DE INFANCIA – CPAD

1º Trimestre de 2015

Tema: A vida de Jesus

Comentaristas: Daniele Pereira

 

LIÇÃO 4 – O NASCIMENTO DO MEU AMIGO

 

Ao Mestre

Prezado (a), que grande é o privilégio que temos em ser chamados para colaborar em um trabalho tão importante como esse. Sejamos gratos a Deus pela oportunidade que temos de dar nossa contribuição para o desenvolvimento de nossos pequenos.

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>
Página 1 de 15