ASSEMBLEIA DE DEUS – MINISTÉRIO DO BELÉM – SETOR 31 ERMELINO MATARAZZO, SÃO PAULO/SP
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - A razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS
LIÇÃO Nº 9 – A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA
Texto: 1Pedro 1.13-22
Introdução: Cremos na necessidade e na possibilidade de termos uma vida santa e irrepreensível por obra do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas de Jesus Cristo
I – DEFININDO OS TERMOS
1. A santidade de Deus
1.1. Essa santidade é absoluta (Am 4.2; 6.8)
1.2. Essa santidade é característica fundamental de Deus (Is 6.3; Ap 4.8)
1.3. Deus é totalmente separado (Sl 99.1-5)
1.4. Essa santidade não é derivada de ninguém (1Sm 2.2)
2. Significado
2.1. Qadash (Hb): ‘ser santo’ e seus derivados ‘santo, santificar, dedicar, consagrar’ no Antigo Testamento, significam ‘separar’. (afastar-se de tudo o que é pecaminoso, de tudo que contamina)
. Separar para Deus (Lv 10.10)
. Lugares (Êx 3.5)
. Casas e campos (Lv 17.14,16)
. Utensílios e animais (Lv 8.10,11; 10.12,13,17)
. O ouro do templo (Mt 23.17,19)
. Pessoas (Êx 28.41)
2.2. O uso na ‘Septuaginta’ no Antigo Testamento
. Qadosh ‘santo’
2.3. O uso no Novo Testamento
. Hagíos (Gr) no Novo Testamento . ‘santo’ (usado pelos escritores do N.T.)
. Taher (Gr) e seu cognato ‘katharizo’ Purificar (no sentido cerimonial e moral)
3. Exclusividade
3.1. O sagrado pertence a Deus (Êx 13.2)
. Serve a Deus com exclusividade (Êx 30.30; Lv 20.26)
3.2. O que é sagrado não pode ter uso comum
. O azeite da unção e o incenso do santuário não podiam ter outro uso (Êx 30.33,38)
. Todos esses rituais de consagração são representações visuais de verdades espirituais reveladas no Novo Testamento (Cl 2.17; Hb 8.5; 9.9)
II – A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA
1.. Israel
1.1. A santidade tinha como objetivo afastar o povo de Israel:
. Da idolatria
. Da prostituição
. De outras práticas pecaminosas
1.2. Deus escolheu Israel para ser especial (Êx 19.5,6)
. Deus, o maior exemplo para Israel (Lv 19.2; Lv 11.44)
2. A Igreja
2.1. Os propósitos de Deus para Israel são também para a Igreja (1Pe 2.9)
. Separação da idolatria e do que é imundo (1Ts 4.3; 1co 6.18, 10.14)
3. Uma exigência natural
3.1. Deus, o maior exemplo para a Igreja (1Pe 1.15,16)
3.2. Jesus, o grande exemplo para a Igreja (Lc 1.35; Jo 6.69)
3.3. Assim sendo, Deus quer que seu povo seja santo
III – A POSSIBILIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA
1. Santificação posicional
1.1. Também chamada de santificação passada ou instantânea
1.2. Posicional
. Acontece uma mudança na vida do pecador (At 26.18; 1Co 1.2)
. Quando ele recebe a Cristo (1Co 1.30)
1.3. Todos nós em Cristo somos santos (At 9.13,32,41)
. Paulo se dirige aos crentes dessa forma (Rm 1.7)
1.4. A base dessa santificação é o sacrifício de Jesus (Hb 10.10,14)
. É obra do Deus trino (Jo 17.17; 1Co 6.11; 1Pe 1.2)
2. A santificação real
2.1. É a santificação presente
. È progressiva (Pv 4.18; 2Co 3.18)
2.2. Na igreja haviam crentes carnais (mesmo assim eram chamados 'santos') 1Co 3.3; 1Pe 1.2,15,16)
. Eles precisavam de crescimento espirtal (2Pe 3.18)
. Isso é possível por que somos nascidos de Deus (1Jo 4.7; 5.1)
. O Espírito Santo está em nós (Jo 14.17; 2Tm 1.14)
3. A santificação futura
3.1. Conhecido, também, como 'glorificação' (Fp 3.11)
3.2. Isso ocorrerá na ressurreição (Fp 3.21)
. Veremos a Deus como Ele é (1Jo 3.2)
4. É possível ser santo?
4.1. Sim. É possível
4.2. Deus concede santidade ao pecador que se arrepende (Rm 10.9,10)
. Santificados pelo sangue de Jesus (Hb 13.12)
. Santificados pelo Espírito Santo (2Ts 2.13)
. Santificados pela Palavra de Deus (Jo 17.17; Ef 5.26)
4.3. Deus nos forneceu todos os recursos para vivermos uma vida santa (Rm 12.1,2)
Conclusão: O Espírito Santo nos capacita a viver em santidade e a vencer as tentações.
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