ASSEMBLEIA DE DEUS - MONTE TABOR/IMPETRATRIZ-MA
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2017
Adultos - A razão da nossa fé: assim cremos, assim vivemos
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA
LIÇÃO Nº3 – A SANTÍSSIMA TRINDADE: UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS
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CAPÍTULO III. SOBRE A TRINDADE - Pequeno resumo - Livro Declaração de Fé - CPAD
1. A unidade na Trindade
2. Negação ao unicismo, unitarismo e triteísmo
3. A função das três Pessoas da Trindade
4. O Pai é Deus
5. O Filho é Deus
6. O ESPÍRITO SANTO é Deus
CAPÍTULO III. SOBRE A TRINDADE
CREMOS, professamos e ensinamos o monoteísmo bíblico, que DEUS é uno em essência ou substância, indivisível em natureza e que subsiste eternamente em três pessoas — o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO, iguais em poder, glória e majestade e distintas em função, manifestação e aspecto: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do ESPÍRITO SANTO” (Mt 28.19). As Escrituras Sagradas claramente revelam que a Trindade é real e verdadeira. Uma só essência, substância, em três pessoas. Cada pessoa da santíssima Trindade possui todos os atributos divinos — onipotência,1 onisciência,2 onipresença,3 soberania4 e eternidade.5 A Bíblia chama textualmente de DEUS cada uma delas;6 as Escrituras Sagradas, no entanto, afirmam que há um só DEUS e que DEUS é um: “Todavia para nós há um só DEUS” (1 Co 8.6); “mas DEUS é um” (Gl 3.20); “um só DEUS e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos” (Ef 4.6).
1. A unidade na trindade. A unidade de DEUS não contradiz a doutrina da Trindade porque DEUS não é uma unidade absoluta, e sim uma unidade composta e dinâmica. Seu relacionamento com o Filho e o ESPÍRITO SANTO é desde a eternidade.7 O nome Elohim, plural de Eloah, “DEUS” em hebraico, revela os primeiros vislumbres da Trindade no Antigo Testamento. É o nome que aparece na declaração: “No princípio, criou DEUS os céus e a terra” (Gn 1.1). O verbo “criou” está no singular, e o sujeito Elohim, “DEUS”, no plural, o que revela uma pluralidade na deidade. Além disso, o monoteísmo do Antigo Testamento não é absoluto e permite a pluralidade na unidade: “E disse DEUS: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26); “Então, disse o SENHOR DEUS: Eis que o homem é como um de nós” (Gn 3.22); “Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua” (Gn 11.7). Essa pluralidade na unidade é vista também no profeta Isaías: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” (Is 6.8). Mas o Novo Testamento torn
2. Negação ao unicismo, unitarismo e triteísmo. Negamos o unicismo sabelianista e moderno, ou seja, que o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO sejam três modos de uma mesma pessoa divina, porque está escrito que as três pessoas são distintas.8 Negamos também o unitarismo, pois essa doutrina afirma que somente o Pai é DEUS, negando, assim, a divindade do Filho e do ESPÍRITO SANTO, ao passo que as Escrituras Sagradas ensinam a divindade do Filho e do ESPÍRITO SANTO.9 Também negamos o triteísmo, ou seja, que existam três deuses separados, pois a Bíblia revela a existência de um único DEUS verdadeiro: “há um só DEUS e que não há outro além dele” (Mc 12.32); “todavia, para nós há um só DEUS” (1 Co 8.6). Essa doutrina monoteísta tem implicação para a salvação: “E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único DEUS verdadeiro e a JESUS CRISTO, a quem enviaste” (Jo 17.3). Cremos que a doutrina da santíssima Trindade é uma verdade bíblica, conforme definida no Credo de Atanásio: “A fé universal é esta: que adoremos um DEUS em trindade, e trindade em unidade; não confundimos as Pessoas, nem separamos a substância”. Os triteístas acreditam em mais de um DEUS, os unicistas confundem as pessoas, e os unitaristas separam a substância. São crenças inadequadas que estão em desacordo com a fé cristã bíblica e histórica, razão pela qual nós as 24 rejeitamos. Há um só DEUS que subsiste em três pessoas distintas, definidas e identificadas com a mesma natureza divina.
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