Adultos

Lição 3 - A natureza dos demônios - agentes da maldade no mundo espiritual IV

ASSEMBLEIA DE DEUS - IBOTIRAMA/BA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2019

Adultos - BATALHA ESPIRITUAL - O povo de Deus e a guerra contra as potestades do mal

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA

COMENTÁRIO: PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

LIÇÃO Nº 3 – A NATUREZA DOS DEMÔNIOS - AGENTES DA MALDADE NO MUNDO ESPIRITUAL

- INTRODUÇÃO

- Os demônios são anjos que acompanharam o "querubim ungido" quando este foi expulso em rebelião contra Deus.

I – TEXTO BÍBLICO

- (Apocalipse 12.7-10).

7- E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos,

8- mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus.

9- E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

10- E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.

II – DEMONOLOGIA

1 – Definição: Demonologia é o estudo sistemático dos demônios.terça parte dos anjos que caíram do céu junto a Lúcifer. Quando envolve os estudo de textos bíblicos, é considerada um ramo da Teologia.

III - ANJOS MAUS

- Por extensão, são os que desobedeceram a Deus, não cumprindo suas tarefas. São considerados como hostes do mal, e estão em constante luta contra os filhos de Deus, procurando desviá-los, pervertê-los, enganá-los e destruí-los (Jd 6; Ef 6:12; I Tm 4:1; Jo 10:10). Eles estão divididos em:

1 - Anjos presos

- Consiste de estarem confinados em abismos de trevas e estarem presos por algemas eternas, reservados para o juízo do grande dia. ( II Pd.2:4 e Jd.6 ).

2 - Anjos Libertos

- Estão incluídos em todo "principado, potestade, poder e domínio. São normalmente mencionados em conexão com Satanás, seu líder ( Ef.1:21, 6:12; Cl. 2:15; Mt. 24:41; Ap.12:7-9, 9:14; I Co. 6:3 )

3 - Demônios

- Aparece três vezes no V.T.( Dt.32:17; Sl.106:37 e Lv.17:7 ). Não são almas dos homens maus. Não são os espíritos desincorporados de uma raça pré-Adâmica (Sl.9:17; Lc.16:26-31; Ap.1:18; Ap.12:7-9 ). Separamos um tópico para apresentar algumas teorias sobre os Demônios:

OBS: Demônios Ativos e Operantes no Mundo - “São demônios que, sem serem vistos, agem atualmente. Cegam os ímpios para a verdade do evangelho (2 Co 4.4) e promovem falsas doutrinas (1 Tm 4.1). Distraem os cristãos, atrapalhando-os no cumprimento dos planos de Deus para o amadurecimento espiritual em suas vidas.” Leia mais em Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica, CPAD, p.126.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. JOSAPHAT BATISTA SOARES

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.