Adultos

Lição 14 - Entre a Páscoa e o Pentecostes III

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SETOR 31 (ERMELINO MATARAZZO, SÃO PAULO/sp)

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

TERCEIRO TRIMESTRE DE 2018

Adultos - Adoração, santidade e serviço: os princípios de Deus para a Sua Igreja em Levítico

COMENTARISTA: CLAUDIONOR CORREA DE ANDRADE

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 14 – ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES

Texto: Êxodo 34.18-29

Introdução: Sem a Páscoa, não há Pentecostes; e, sem o Pentecostes, a Páscoa perde a sua eficácia: somente a redenção em Jesus Cristo, que está junto ao Pai, traz o derramamento do Espírito Santo.

I. CRISTO, NOSSA PÁSCOA

1. Definição

1.1. Definição: (Hb) Pesah: a passagem da escravidão à liberdade (etimológica e tipologicamente).

1.2. É conhecida também como ‘a festa dos pães asmos’

1.3. É a festa mais importante da Bíblia, pois, marca a aliança entre Deus e seu povo (Êx 24.7,8).

2. Cerimônia pascoal.

2.1. A cerimônia pascal é detalhada em Êxodo 12

2.2. Os hebreus não deviam jamais se esquecer dessa data (Êx 12.12)

2.3. Acontecia no décimo primeiro dia de cada mês com sacrifícios (Êx 12.6)

. Tudo devia ser com reverência (Êx 12.8)

3. Simbologia.

3.1. A Páscoa simboliza tanto a redenção de Israel como a dos gentios, pois, através de Jesus Cristo, ambos os povos fizeram-se um (1Co 12.13).

. Jesus é o Cordeiro de Deus (Jo 1.29,36; Ap 5.6)

. O Senhor Jesus foi crucificado durante a celebração pascal (Mt 26.2).

. Ele é o nosso Cordeiro Pascal (1Co 5.7).

3.2. A simbologia redentora da Páscoa ganha vida e expressão na celebração da Santa Ceia (1Co 11.23-31).

II. O PENTECOSTES, A FESTA DAS PRIMÍCIAS.

1. Definição

1.1. Recebe outros nomes: festa das colheitas, das semanas, das primícias (Êx 34.22,26)

1.2. Era celebrada cinquenta dias após a festa da Páscoa

1.3. Dois objetivos na festa do Pentecostes (Dt 16.10; Rt 2.1-3).

. Louvar a Deus pela Sua suficiência

. Exercer misericórdia e serviço social

2. O Cerimonial

2.1. Todos eram convocados e apresentavam a Deus as primícias de suas colheitas (Dt 16.11)

. A cerimônia tinha início no exato instante em que a foice punha-se a ceifar a seara (Lv 23.21; Dt 16.9)

. No momento mais solene, o adorador “movia o molho perante o Senhor” (Lv 23.11).

3. A simbologia

3.1. As primícias representa as almas que apresentamos à Jesus

. Ele mesmo comparou o ganhar almas ao semear e ao ceifar (Mt 13.1-8,37; Jo 4.35).

III. O DIA DE PENTECOSTES

1. Cristo, O Cordeiro Pascal

1.1. O Senhor Jesus foi crucificado durante a Páscoa (Mt 26.2).

. Ele ressuscitou e recebeu autoridade (Mt 28.1-8)

. Ele é as primícias dos mortos, por ser Ele mesmo a ressurreição e a vida (Jo 11.25; 1Co 15.20-23).

1.2. Já ressurreto e prestes a ascender ao céu, o Senhor Jesus prediz a grande colheita que viria através da descida do Espírito Santo (At 1.8).

. Os discípulos deveriam esperar em Jerusalém a chegada do Consolador (Lc 24.49).

2. O Pentecostes do Espírito Santo

2.1. Passados cinquenta dias, desde a morte de Cristo, ocorrida na Páscoa, eis que os discípulos recebem o Espírito Santo em pleno dia de Pentecostes (At 2.1-4).

. Cheios do Espírito, falaram noutras línguas, enunciando aos peregrinos que visitavam Jerusalém, as grandezas de Deus (At 2.7-11)

3. As primícias da Igreja Cristã.

3.1. Como resultado da mensagem no dia de Pentecostes, quase três mil pessoas convertem-se (At 2.41).

. Dessa maneira, as primícias da Igreja Primitiva foram apresentadas a Deus Pai.

Conclusão: Sem a Páscoa, o Pentecostes seria impossível. E, sem o Pentecostes, a Páscoa não seria eficaz. Não podemos esquecer nossas raízes pentecostais. Que jamais deixemos de proclamar que Jesus Cristo batiza com o Espírito Santo e com o fogo (Lc 3.16). Somente assim, dentro em breve, apresentaremos uma grande colheita, ao Senhor da Seara, em nosso país, na América Latina, na África, na Europa. Enfim, até aos confins da terra.

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