Adultos

Lição 6 - Jônatas, um exemplo de lealdade II

ASSEMBLEIA DE DEUS - MONTE TABOR/IMPERATRIZ-MA

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2017

Adultos - o caráter do cristão: moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro

COMENTARISTA: ELINALDO RENOVATO DE LIMA

COMPLEMENTOS, ILUSTRAÇÕES E VÍDEOS: PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

LIÇÃO Nº 6 – JÔNATAS, UM EXEMPLO DE LEALDADE

[yt_youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=BoTz1pCS9Bs&list=PL9TsOz8buX193RRzceNP0e-u4Iy9vgdHZ" width="600" height="400" responsive="yes" autoplay="no" ]

...

Resumo Rápido da Lição 6, Jônatas, um Exemplo de Lealdade, Pr. Henrique

I - CIRCUNSTÂNCIAS QUE UNIRAM JÔNATAS E DAVI

1. Quem era Jônatas.

2. Uma batalha que mudou a história.

3. A presença de Davi.

II - UMA AMIZADE APROVADA POR DEUS

1. Jônatas torna-se amigo de Davi.

2. Uma amizade fiel e duradoura.

3. Uma aliança do Senhor.

III - O CARÁTER DE JÔNATAS E SUAS LIÇÕES

1. Um homem de coragem.

2. Um homem humilde.

3. Um homem leal.

Comentários de Vários Livros com algumas modificações do Pr. Henrique

ALIANÇA - (Strong Português) - ברית b ̂eriyth

1) acordo, aliança, compromisso

1a) entre homens

1a1) tratado, aliança, associação (homem a homem)

1a2) constituição, ordenança (do monarca para os súditos)

1a3) acordo, compromisso (de homem para homem)

1a4) aliança (referindo-se à amizade)

1a5) aliança (referindo-se ao casamento)

1b) entre Deus e o homem

1b1) aliança (referindo-se à amizade)

1b2) aliança (ordenação divina com sinais ou promessas)

2) (expressões)

2a) fazer uma aliança

2b) manter a aliança

2c) violação da aliança

DAVI - (Strong Português) - דוד David raramente (forma plena) דויד Daviyd - Davi = “amado”

1) filho mais novo de Jessé e segundo rei de Israel

JÔNATAS - (Strong Português) - יהונתן Y ̂ehownathan - Jônatas = “Javé deu”

1) um filho do rei Saul e um amigo de Davi

JÔNATAS - Dicionario Champlin

No hebraico, «dado por Deus». Foi sempre um nome comum entre os israelitas, em todos os períodos de sua história. Na Bíblia há vários homens assim chamados:

Jônatas, o filho mais velho de Saul, rei de Israel, e herdeiro presuntivo do trono de Israel. Mas, por decisão divina, Davi foi rei em lugar dele. Ver I Sam. 14:8; I Crô. 8:33; 9:39.

a. Circunstâncias Históricas. Israel guerreou contra os filisteus, e isso deu a Jônatas a oportunidade de mostrar sua coragem e suas qualidades de príncipe em Israel. Somos informados como, com a ajuda única de seu escudeiro, ele surpreendeu e derrotou uma guarnição de filisteus em Micmás, um dos atos de maior coragem no relato do Antigo Testamento. Ver I Sam. 14:1-14. Visto que se dava então tanto valor ao poder militar e a atos de audácia, certamente isso qualificou Jônatas para suceder a seu pai no trono. Saul, ansioso pela vitória, havia votado tolamente que qualquer um que comesse qualquer coisa antes da noite seria executado. Jônatas, não sabendo disso, ao entrar no bosque, encontrou algum mel silvestre e comeu do mesmo. Saul, aderindo ao seu estúpido voto, esteve a pique de executar seu próprio filho heroico; mas outros israelitas impediram que tal coisa acontecesse (I Sam. 14:16-52). Quanto a votos infelizes, ver também o artigo sobre Jefté.

b. Um Querido Amigo de Davi. Davi também demonstrou ser homem de extraordinária coragem pessoal. Seu ato de coragem, ao enfrentar o gigante Golias, e ao obter sobre ele a vitória, impressionou profundamente Jônatas, e isso deu início a uma duradoura e fiel amizade entre os dois.

c. A Intercessão de Jônatas. Jônatas aceitou com boa atitude a nomeação de Davi para ser rei, mas Saul resolveu matar o candidato escolhido por Deus. Naturalmente, Saul ficou muito aborrecido diante da amizade entre Davi e seu próprio filho, Jônatas; isso fez com que não só Dav!mas também Jônatas ficassem sujeitos à morte. Davi, afinal, foi forçado a fugir, mas a amizade entre Davi e Jônatas prosseguiu. Eles se encontraram em Ezel e estabeleceram um segundo pacto, comprometendo-se a lutar pela segurança um do outro. Davi também jurou que demonstraria bondade para com a família de Jônatas. Mas quando Saul tomou conhecimento do que ocorria, certo dia quase matou seu próprio filho Jônatas, ao lançar contra ele uma lança. É que Jônatas tentara reverter os maus intentos de seu pai contra Davi. Por isso, Davi teve de permanecer exilado, e Jônatas só se encontrava com ele quando as circunstâncias o permitiam (I Sam.20:1-42). O último encontro entre os dois foi na floresta de Zife, durante a busca de Saul por Davi. Eles porém fizeram um acordo perante o Senhor, e separaram-se novamente (I Sam. 23:15-18).

d. A Batalha de Gilboa. A Bíblia nada mais nos revela sobre Jônatas, até chegar a descrever a batalha de Gilboa. Jônatas, Saul e dois irmãos de Jônatas foram mortos ali, pelos filisteus (I Sam. 31:2,8). Seu cadáver foi transportado para Jabes de Gileale, onde também foi sepultado (vs. 13). Posteriormente, o corpo de Jônatas foi levado para Zela, juntamente com o cadáver de seu pai, e ali foi sepultado, no território da tribo de Benjamim (II Sam. 21:12-14).

e. A Lamentação de Davi. A lamentação de Davi por seu amigo, Jônatas, fomece-nos uma das mais belas páginas da poesia dos hebreus. Ver II Sam. 1:17 ss.

f. Mefibosete, filho de Jônatas, tinha apenas cinco anos de idade quando seu pai foi morto (II Sam. 4:4). Davi mostrou favores especiais a Mefibosete, quando subiu ao trono, cumprindo assim o pacto estabelecido com Jônatas. Ver I Sam. 20:15,1 Crô. 9:40. As propriedades de Saul foram devolvidas a Mefibosete e ele era convidado diário à mesa real, em Jerusalém (II Sam. 9).

Fonte:http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao5-cdc-2tr17-jaco-um-exemplo-de-um-carater-restaurado.htm Acesso em 01 maio 2017.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PR. LUIZ HENRIQUE DE ALMEIDA SILVA

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.