Adultos

Lição 9 - Ética cristã e planejamento familiar I

ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2018

Adultos - VALORES CRISTÃOS: Enfrentando as questões morais de nosso tempo

COMENTARISTA: DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BAPTISTA

COMENTÁRIO: EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

LIÇÃO Nº 9 – ÉTICA CRISTÃ E PLANEJAMENTO FAMILIAR

[yt_youtube url="https://www.youtube.com/watch?v=bSiNrcZ0jvY" width="600" height="400" responsive="yes" autoplay="no" ]

ESBOÇO Nº 9

A Bíblia Sagrada revela-nos que o homem foi dotado por Deus de livrearbítrio, faculdade esta que o permite discernir e escolher os passos que dará na sua vida, inclusive no tocante à formação da sua família. Assim, não é errado que o casal planeje a formação de sua família, desde que o faça sob a orientação divina e de acordo com a Palavra de Deus.

INTRODUÇÃO

- A ideia do planejamento familiar tem causado grandes discussões no meio do povo de Deus, como, aliás, toda ideia nova surgida na sociedade durante a história da Humanidade. Alguns veem a ideia do planejamento familiar como uma afronta à natureza e à ordem estabelecida por Deus. Outros enxergam nisto apenas o exercício pelo ser humano do livre-arbítrio que lhe foi concedido pelo próprio Deus. Ambas as concepções não podem, entretanto, ser levadas ao extremo, pois o resultado disto será sempre contrário ao projeto divino para o homem. É preciso ter equilíbrio e, à luz da Bíblia Sagrada, saber como comportar-se (Ec.7:16-18).

I – PLANEJAMENTO FAMILIAR E CONTROLE DE NATALIDADE

- A ideia do controle da natalidade não é uma inovação dos tempos modernos. A própria Bíblia Sagrada registra que Faraó, temendo o fortalecimento do povo hebreu, entendeu que deveria controlar o crescimento populacional, determinando que as parteiras matassem os filhos homens que nascessem entre os hebreus (Ex.1:9,10,15-22). Por causa deste exemplo bíblico de controle da natalidade, foi esta prática associada ao maligno e combatida tenazmente por muitos segmentos que se intitulam cristãos, inclusive a Igreja Romana que, neste ponto, ao contrário de lições anteriores, segundo nosso parecer, toma uma atitude antibíblica, pois é radicalmente contrária a qualquer espécie de controle da natalidade.

[yt_message_box title="Quer continuar lendo?" type="info" close="no" ]Para continuar lendo este artigo baixe o anexo no link abaixo.[/yt_message_box]

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

Copyright © 2003 - 2024 Portal Escola Dominical todos os direitos reservados.