Lição 5 - Ética cristã, pena de morte e eutanásia III

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ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SETOR 31 - ERMELINO MATARAZZO/SÃO PAULO-SP

PORTAL ESCOLA DOMINICAL

SEGUNDO TRIMESTRE DE 2018

Adultos - Valores cristãos: enfrentando as questões morais de nosso tempo

COMENTARISTA: DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BAPTISTA

COMENTÁRIO: EV. MARCOS JACOB DE MEDEIROS

LIÇÃO Nº 5 – ÉTICA CRISTÃ, PENA DE MORTE E EUTANÁSIA

Texto: Rm 13.3-5; 1Samuel 2.6,7; João 8.3-5,7,10,11

Introdução: A pena de morte e a eutanásia violam a soberania divina. A vida foi dada por Deus e, portanto, pertence a Ele.

I - A PENA DE MORTE NAS ESCRITURAS

1. No Antigo Testamento

1.1. Aparece como punição retributiva (Gn 9.6; Êx 21.23)

. Punia-se com a morte o culpado por assassinato premeditado (Êx 21.12)

. Antes disso acontecer eram necessárias duas testemunhas para a efetivação do processo (Dt 17.6)

. A morte do homicida era vista como justiça contra a impunidade.

1.2. Houve exceção no caso de Davi quando premeditou a morte de Hurias (2Sm 11.3,4,15;12.13)

. Deus tratou pessoalmente do pecado de Davi (2Sm 12.10-12)

2. No Novo Testamento

2.1. Paulo constata a legalidade da pena de morte (Rm 13.4)

. Paulo não normatiza a pena de morte

. Paulo reconhece a existência da lei como dispositivo punitivo

2.2. O caso da mulher apanhada em adultério (Jo 8.4)

. Os escribas e fariseus exigiram o parecer de Jesus sobre a aplicação da pena de morte para a adúltera (Jo 8.5)

. No entanto, não trouxeram o adúltero, também. Tal era exigido por lei (Nm 35.30; Lv 20.10)

. Cristo absolveu a mulher e a exortou a deixar o pecado (Jo 8.11)

II - EUTANÁSIA: CONCEITOS E IMPLICAÇÕES

1. O conceito de eutanásia

1.1. Eutanásia: Boa morte. (gr) eu: 'boa'; thánatos: 'morte'

. Também conhecida como 'morte misericordiosa'

1.2. O vocábulo foi primeiramente usado pelo filósofo inglês Francis Bacon (1561-1627)

1.3. No sentido técnico, a eutanásia significa antecipar a morte de pacientes que padecem muitas dores em doenças terminais.

. Assim evita-se o sofrimento prolongado

1.4. As duas classificações da Eutanásia

. Passiva: Desliga-se os aparelhos que mantém o paciente vivo.

. Ativa: Medicar uma droga que acelere o processo de morte

2. As implicações da eutanásia

2.1. Tem implicações de ordem (1) legal (2) moral e, (3) ética

. Legal: A lei brasileira registra como 'crime' tal ato. Todos têm direito a 'inviolabilidade do direito à vida'

. Moral: É a violação do sexto mandamento (Êx 20.13)

. Quando concedida pelo paciente surge a questão do pecado de suicídio

. A quem interessa a eutanásia?

. Ao paciente?

. Ao plano de Saúde?

. Ética: É lícito exterminar pessoas doentes? Quem tem poder para decidir sobre a morte?

III - A VIDA HUMANA PERTENCE A DEUS

1. A fonte originária da Bíblia

1.1. Deus é a fonte originária

. Ele trouxe o universo à existência (Gn 1.1)

. Ele sustenta todas as coisas (Hb 1.3; Cl 1.17)

. Ele criou toda a espécie de seres vivos, bem como o ser humano (Gn 1.21-27; Cl 1.16)

. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança (Gn 1.27)

. Deus tem o controle soberano de toda a vida (Dt 32.39; Lc 12.7; At 17.25)

1.2. Somente Deus tem autoridade exclusiva para conceder ou tirar a vida (1Sm 2.6)

2. O caráter sagrado da vida

2.1. É sagrada porque sua origem é divina

2.2. Existe a proibição de alguém tirar intencionalmente a vida de outro ser humano (Êx 20.13)

2.3. A dignidade da vida humana deve ser protegida (Sl 139.13-16;116.15)

. A vida deve ser respeitada (2Pe 1.3)

2.4. Buscar a morte como alívio para o sofrimento é decisão condenada nas Escrituras. (Jó 2.9)

. Deve-se sim, enaltecer a soberania divina sobre a existência humana (Jó 42.2)

Conclusão: O poder absoluto sobre a vida ou a morte pertence a Deus.

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